Disciplina

Área

Área Científica de Metodologia e Tecnologias da Programação > Programação

Activa nos planos curriculares

LENO 2021 > LENO 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação

LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação

LEME 2021 > LEME 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação

LEFT 2021 > LEFT 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação

LEMec 2021 > LEMec 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação

LETI 2021 > LETI 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação

LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação

LERC 2006 > LERC 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Fundamentos da Programação

LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Fundamentos da Programação

LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Fundamentos da Programação

Nível

Avaliação contínua nas aulas práticas 2 Projetos de programação 1 Exame. A componente de avaliação contínua terá um peso >=40%

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.5 h/semana

1.5 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Fornecer conhecimentos sobre conceitos fundamentais relativos à actividade de programação, nomeadamente, algoritmo, abstracção procedimental e abstracção de dados, a programação como construção de abstracções, paradigmas de programação. Após a frequência da cadeira, os alunos deverão dominar os conceitos apresentados e serem capazes de desenvolver programas numa linguagem de programação de alto nível, o Python.

Programa

Computadores, algoritmos e programas. Linguagens de programação. Sintaxe e semântica. Elementos básicos de programação. Tipos elementares de dados. Nomes e atribuição. Comunicação com o exterior. Programas, instruções e sequenciação. Selecção. Repetição. Funções. Abstracção procedimental. Tuplos e ciclos contados. Cadeias de caracteres. Listas. Funções recursivas. Funções de ordem superior. Programação funcional. Recursão e iteração. Ficheiros. Dicionários. Abstracção de dados. Tipos abstratos de dados. Programação com objectos.

Metodologia de avaliação

Avaliação contínua nas aulas práticas 2 Projetos de programação 1 Exame. A componente de avaliação contínua terá um peso >=40%

Pré-requisitos

na

Componente Laboratorial

na

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Componente de Competências Transversais

Durante a realização do projetos os alunos desenvolvem as competências de Pensamento Crítico e Inovador e Competências Intrapessoais.

Bibliografia

Principal

Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas

João P. Martins

2018

IST Press