Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas de Informação > Tecnologias de Sistemas de Informação

Activa nos planos curriculares

LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Análise e Modelação de Sistemas

LEIC-A 2021 > Leic-a 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Análise e Modelação de Sistemas

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Fundamentos de Engenharia Informática > Análise e Modelação de Sistemas

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Fundamentos de Engenharia Informática > Análise e Modelação de Sistemas

LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Análise e Modelação de Sistemas

LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Análise e Modelação de Sistemas

Nível

A avaliação é baseada em 2 componentes: Projecto prático em grupo (P) e Avaliação individual teórica (T). Nota Final = round(P*0,45 + T*0,55)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Abordar o estudo da modelação conceptual para sistemas, independentemente da sua tecnologia, e no contexto de metodologias de Engenharia Baseada em Modelos (Model Driven Engineering ? MDA). Com a frequência da disciplina pretende-se que os alunos obtenham conhecimento sobre modelação conceptual de sistemas. Os alunos deverão dominar as linguagens Unified Modelling Language (UML) para modelação de sistemas lógicos, e Systems Modeling Language (SysML) para modelação de sistemas físicos, segundo diferentes perspectivas e níveis de abstracção.

Programa

Abordagens tradicionais à Engenharia de Sistemas e à Engenharia Baseada em Modelos. Análise e modelação conceptual de sistemas. Modelação de contextos de sistemas, casos de uso e requisitos de sistemas. Modelação conceptual de estrutura de sistemas. Modelação conceptual do comportamento de sistemas (interacções, comportamento de objectos, do comportamento de actividades, etc.). Modelos em UML e SysML. Metodologias para modelação conceptual de sistemas.

Metodologia de avaliação

A avaliação é baseada em 2 componentes: Projecto prático em grupo (P) e Avaliação individual teórica (T). Nota Final = round(P*0,45 + T*0,55)

Bibliografia

Principal

Systems Engineering with SysML/UML - Modeling, Analysis, Design

Tim Weilkiens

2008

The MK/OMG Press - ISBN: 978-0123742742


Secundária

UML, Processos e Ferramentas CASE, Volume I

Alberto Silva e C. Videira

2005

Centro Atlântico