Disciplina
Lógica para Programação
Área
Área Científica de Inteligência Artificial > Tecnologia de Inteligência Artificial
Activa nos planos curriculares
LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Lógica para Programação
LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Lógica para Programação
GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Percurso Livre > Opções 1 > Lógica para Programação
LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Lógica para Programação
LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Lógica para Programação
Nível
Avaliação contínua nas aulas práticas 1 Projeto de programação em PROLOG 1 Exame A componente de avaliação contínua terá um peso >=40%
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.5 h/semana
1.5 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
Com a frequência da disciplina pretende-se que os alunos tenham conhecimento sobre os componentes de uma lógica, e sejam capazes de desenvolver provas no sistema dedutivo. Deverão obter noções sobre o raciocínio automático e ser capazes de desenvolver programas utilizando o paradigma da programação em lógica.
Programa
Proposições e argumentos. Componentes de uma lógica. Lógica proposicional (sistema dedutivo). Resolução proposicional. Lógica de primeira ordem (sistema dedutivo). Resolução de primeira ordem. Programação em lógica. PROLOG.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua nas aulas práticas 1 Projeto de programação em PROLOG 1 Exame A componente de avaliação contínua terá um peso >=40%
Pré-requisitos
na
Componente Laboratorial
na
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.
Componente de Competências Transversais
Durante a realização do projeto os alunos desenvolvem as competências de criatividade, abordagem à resolução de problemas, auto-disciplina e perseverança.
Bibliografia
Principal
College Publications / Série de Cadernos de Lógica e Computação