Disciplina

Área

Área Científica de Inteligência Artificial > Tecnologia de Inteligência Artificial

Activa nos planos curriculares

LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Lógica para Programação

LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Lógica para Programação

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Percurso Livre > Opções 1 > Lógica para Programação

LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Lógica para Programação

LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Lógica para Programação

Nível

Avaliação contínua nas aulas práticas 1 Projeto de programação em PROLOG 1 Exame A componente de avaliação contínua terá um peso >=40%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.5 h/semana

1.5 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Com a frequência da disciplina pretende-se que os alunos tenham conhecimento sobre os componentes de uma lógica, e sejam capazes de desenvolver provas no sistema dedutivo. Deverão obter noções sobre o raciocínio automático e ser capazes de desenvolver programas utilizando o paradigma da programação em lógica.

Programa

Proposições e argumentos. Componentes de uma lógica. Lógica proposicional (sistema dedutivo). Resolução proposicional. Lógica de primeira ordem (sistema dedutivo). Resolução de primeira ordem. Programação em lógica. PROLOG.

Metodologia de avaliação

Avaliação contínua nas aulas práticas 1 Projeto de programação em PROLOG 1 Exame A componente de avaliação contínua terá um peso >=40%

Pré-requisitos

na

Componente Laboratorial

na

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Componente de Competências Transversais

Durante a realização do projeto os alunos desenvolvem as competências de criatividade, abordagem à resolução de problemas, auto-disciplina e perseverança.

Bibliografia

Principal

Lógica e Raciocínio

João P. Martins

2014

College Publications / Série de Cadernos de Lógica e Computação