Disciplina

Área

Área Científica de Inteligência Artificial > Tecnologia de Inteligência Artificial

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Nível


Esta disciplina tem dois componentes de avaliação contínua (avaliação nas aulas práticas e avaliação por projecto) e um exame final. A avaliação nas aulas práticas é constituída por exercícios realizados em todas as aulas práticas. Na última meia hora de cada aula prática é distribuído um problema para resolver. Os alunos deverão resolver esse problema individualmente e sem consulta. No final da aula os alunos deverão entregar a sua solução, ou em papel se se tratar de um exercício que não envolve programação, ou submeter o seu programa por via eléctrónica. Existirá um projecto de programação em grupo de 2 alunos (excepcionalmente em grupo individual), com data de entrega planeada para 19 de Maio. Para obter aprovação na disciplina, a nota do projeto terá que ser superior ou igual a 9.5 valores. Após o fim das aulas realiza-se a 12 de Junho um exame sobre toda a matéria. Existirá uma segunda chamada para esse exame a 2 de Julho. Para obter aprovação na disciplina, a nota do exame terá que ser superior ou igual a 9.5 valores. Sendo T a média aritmética dos n-2 melhores trabalhos das aulas práticas (sendo n o número de aulas práticas), P a nota do projecto e E a nota do exame, a nota final da disciplina será calculada do seguinte modo: 0.3 * T + 0.3 * P + 0.4 * E Os trabalhadores estudantes que não possam vir às aulas práticas poderão realizar dois testes práticos, no meio e no fim do semestre, cuja média aritmética corresponderá à componente T da nota. Todas as componentes da avaliação têm que ser realizadas no mesmo semestre, não se guardando notas de um semestre para o outro.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Com a frequência da disciplina pretende-se que os alunos tenham conhecimento sobre os componentes de uma lógica, sejam capazes de desenvolver provas no sistema dedutivo, sejam capazes de utilizar o formalismo semântico, sejam capazes de relacionar o sistema dedutivo e o sistema semântico e provar propriedades sobre estas relações. Deverão obter noções sobre o raciocínio automático e ser capazes de desenvolver programas utilizando o paradigma da programação em lógica.

Programa

Proposições e argumentos, Componentes de uma lógica, Lógica proposicional (sistema dedutivo e semântica), Lógica de primeira ordem (sistema dedutivo e semântica), Solidez e completude, Resolução, Programação em lógica.

Metodologia de avaliação


Esta disciplina tem dois componentes de avaliação contínua (avaliação nas aulas práticas e avaliação por projecto) e um exame final. A avaliação nas aulas práticas é constituída por exercícios realizados em todas as aulas práticas. Na última meia hora de cada aula prática é distribuído um problema para resolver. Os alunos deverão resolver esse problema individualmente e sem consulta. No final da aula os alunos deverão entregar a sua solução, ou em papel se se tratar de um exercício que não envolve programação, ou submeter o seu programa por via eléctrónica. Existirá um projecto de programação em grupo de 2 alunos (excepcionalmente em grupo individual), com data de entrega planeada para 19 de Maio. Para obter aprovação na disciplina, a nota do projeto terá que ser superior ou igual a 9.5 valores. Após o fim das aulas realiza-se a 12 de Junho um exame sobre toda a matéria. Existirá uma segunda chamada para esse exame a 2 de Julho. Para obter aprovação na disciplina, a nota do exame terá que ser superior ou igual a 9.5 valores. Sendo T a média aritmética dos n-2 melhores trabalhos das aulas práticas (sendo n o número de aulas práticas), P a nota do projecto e E a nota do exame, a nota final da disciplina será calculada do seguinte modo: 0.3 * T + 0.3 * P + 0.4 * E Os trabalhadores estudantes que não possam vir às aulas práticas poderão realizar dois testes práticos, no meio e no fim do semestre, cuja média aritmética corresponderá à componente T da nota. Todas as componentes da avaliação têm que ser realizadas no mesmo semestre, não se guardando notas de um semestre para o outro.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Lógica e Raciocínio

João P. Martins

2014

College Publications / Série de Cadernos de Lógica e Computação


Secundária

Mathematical Logic for Computer Science

M. Ben-Ari

2001

Springer-Verlag


Logic in Computer Science: Modelling and Reasoning about Systems

M. Huth e M. Ryan

2004

Cambridge University Press