Disciplina
Computação Gráfica
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica
Activa nos planos curriculares
LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Computação Gráfica
LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Computação Gráfica
MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Fundamentos de Engenharia Informática > Computação Gráfica
MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Fundamentos de Engenharia Informática > Computação Gráfica
LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Computação Gráfica
LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Computação Gráfica
Nível
Componente teórica: Avaliação por exame. Nota mínima do exame: 9,5. Avaliação de quatro trabalhos laboratoriais, ponderados pelo atendimento. Nota mínima para as quatro tarefas laboratoriais: 9.5. Classificação final: média da componente teórica e laboratorial (não arredondados).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos básicos sobre computação gráfica interactiva. São leccionados os fundamentos da representação e criação de imagens sintéticas a partir de cenas tri-dimensionais. Neste âmbito os alunos deverão dominar as transformações geométricas elementares e compreender o funcionamento do pipeline de visualização 3D e dos seus andares principais. No final, os alunos estarão preparados para desenhar e desenvolver aplicações gráficas interativas.
Programa
Enquadramento e conceitos fundamentais; Matemática para CG (inclui trigonometria e matrizes); Introdução ao three.js; Transformações Geométricas: Transformações geométricas planas elementares; Transformações em coordenadas homogéneas; Transformações em três dimensões; Composição de transformações geométricas; Matriz de transformação composta. Grafos de cena; Manipulação de matrizes em three.js. Programação baseada em acontecimentos, animação e colisões. Pipeline Gráfico: Visualização e projeção; Câmara Virtual Simples; Visualização e Projeção em three.js; Iluminação (modelo de Blinn-Phong); Sombreamento (Flat, Gouraud e Phong) Recorte (Cohen-Sutherland e Sutherland-Hodgman) e remoção de superfícies ocultas. Operações sobre fragmentos: memórias-tampão e mapeamento de texturas. Novas arquitecturas hardware/software em Computação Gráfica.
Metodologia de avaliação
Componente teórica: Avaliação por exame. Nota mínima do exame: 9,5. Avaliação de quatro trabalhos laboratoriais, ponderados pelo atendimento. Nota mínima para as quatro tarefas laboratoriais: 9.5. Classificação final: média da componente teórica e laboratorial (não arredondados).
Pré-requisitos
Álgebra Linear, Programação com Objectos
Componente Laboratorial
Peso 50%. Nota mínima: 9.5. Os trabalhos são avaliados no turno de laboratório em que o grupo está inscrito. As notas de laboratório obtidas no ano anterior podem ser aproveitadas este ano, desde que o aluno não se inscreva em nenhum turno de laboratório. Caso o aluno se inscreva num turno de laboratório, as notas do ano anterior são automaticamente descartadas.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador (estratégias de resolução de problemas, pensamento estratégico) Competências Interpessoais (liderança, trabalho em equipa) Competências Intrapessoais (produtividade e gestão de tempo, gestão de stress, proactividade e espírito de iniciativa, motivação intrínseca, tomada de decisão) Literacia da informação e dos media (utilização de ferramentas informáticas e multimédia na óptica do utilizador, procura e gestão de informação)
Bibliografia
Principal
Introdução à Computação Gráfica
João Madeiras Pereira, João Brisson, António Coelho, Alfredo Ferreira, Mário Rui Gomes
FCA - Editora de Informática, Lda_ISBN: 978-972-722-877-5
Secundária
Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach with WebGL (7th Edition)
Edward Angel and Dave Shreiner
Pearson Education Ltd_ISBN: 978-1-2929-01934-5
Learning Three.js - the JavaScript 3D Library for WebGL (Second Edition)
Packt Publishing Ltd_ISBN: 978-1-78439-221-5