Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica

Activa nos planos curriculares

LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Computação Gráfica

LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Computação Gráfica

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Fundamentos de Engenharia Informática > Computação Gráfica

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Fundamentos de Engenharia Informática > Computação Gráfica

LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Computação Gráfica

LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Computação Gráfica

Nível

Teórica: Avaliação por dois testes Nota mínima no conjunto dos dois testes: 9.5 Avaliação de quatro laboratórios, ponderada pelas presenças efectivas Nota mínima no conjunto dos quatro laboratórios: 9.5 Nota final: média das componentes (não arredondadas) teórica e laboratorial

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

77.0 h/semestre

Objectivos

Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos básicos sobre computação gráfica interactiva. São leccionados os fundamentos da representação e criação de imagens sintéticas a partir de cenas tri-dimensionais. Neste âmbito os alunos verão dominar as transformações geométricas elementares e compreender o funcionamento do pipeline de visualização 3D e dos seus andares principais. No final, os alunos estarão preparados para desenhar e desenvolver aplicações gráficas interactivas.

Programa

Enquadramento e conceitos fundamentais; Matemática para CG (inclui trigonometria e matrizes); Introdução ao three.js Transformações Geométricas: Transformações geométricas planas elementares; Transformações em coordenadas homogéneas; Transformações em três dimensões; Composição de transformações geométricas; Matriz de transformação composta. Grafos de cena; Manipulação de matrizes em three.js. Programação baseada em acontecimentos, animação e colisões. Pipeline Gráfico: Visualização e projecção; Câmara Virtual Simples; Visualização e Projecção em three.js; Iluminação (modelo de Blinn-Phong); Sombreamento (Flat, Gouraud e Phong) Recorte (Cohen-Sutherland e Sutherland-Hodgman) e remoção de superfícies ocultas. Operações sobre fragmentos: memórias-tampão e mapeamento de texturas. Novas arquitecturas hardware/software em Computação Gráfica.

Metodologia de avaliação

Teórica: Avaliação por dois testes Nota mínima no conjunto dos dois testes: 9.5 Avaliação de quatro laboratórios, ponderada pelas presenças efectivas Nota mínima no conjunto dos quatro laboratórios: 9.5 Nota final: média das componentes (não arredondadas) teórica e laboratorial

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach with WebGL (7th Edition)

Edward Angel and Dave Shreiner

2014

Pearson_ ISBN-10: 0133574849, ISBN-13: 978-0133574845