Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica

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LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Computação Gráfica

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LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Computação Gráfica

LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Computação Gráfica

Nível

50% Trabalhos de Laboratório (12). Classificação mínima: 9.5V. 50% Testes/Exame. Classificação mínima: 9.5V.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Apreender os conceitos fundamentais da representação virtual de imagens a três dimensões, compreendendo luz e cor. Concepção e produção de imagens com vários graus de realismo utilizando os algoritmos e técnicas leccionadas. Identificar as várias etapas da criação de imagens. Entender a influência de uma arquitectura no respectivo desempenho. Escolher as opções de projecto em função do tipo de aplicação. Reconhecer os vários tipos de arquitecturas e de equipamentos.

Programa

Introdução e Conceitos Básicos; Transformações Geométricas; Modelo de Câmara Virtual; Projecções; Modelos de Iluminação; Fotorealismo; Ray-tracing; Radiosidade; Modelação Geométrica; Cor, Modelos de Cor e Luz; Formatos de Imagem; Pipeline de Visualização Tridimensional; Modelos de Sombreamento; Rasterização de Primitivas; Remoção de Elementos Ocultos; Recorte;

Metodologia de avaliação

50% Trabalhos de Laboratório (12). Classificação mínima: 9.5V. 50% Testes/Exame. Classificação mínima: 9.5V.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach with Shader-Based OpenGL (Sixth Edition)

Edward Angel and Dave Shreiner

2011

Pearson Education Limited - 0-273-75226-X