Disciplina
Computação Gráfica
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica
Activa nos planos curriculares
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LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Computação Gráfica
Nível
50% Trabalhos de Laboratório (12). Classificação mínima: 9.5V. 50% Testes/Exame. Classificação mínima: 9.5V.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
105.0 h/semestre
Objectivos
Apreender os conceitos fundamentais da representação virtual de imagens a três dimensões, compreendendo luz e cor. Concepção e produção de imagens com vários graus de realismo utilizando os algoritmos e técnicas leccionadas. Identificar as várias etapas da criação de imagens. Entender a influência de uma arquitectura no respectivo desempenho. Escolher as opções de projecto em função do tipo de aplicação. Reconhecer os vários tipos de arquitecturas e de equipamentos.
Programa
Introdução e Conceitos Básicos; Transformações Geométricas; Modelo de Câmara Virtual; Projecções; Modelos de Iluminação; Fotorealismo; Ray-tracing; Radiosidade; Modelação Geométrica; Cor, Modelos de Cor e Luz; Formatos de Imagem; Pipeline de Visualização Tridimensional; Modelos de Sombreamento; Rasterização de Primitivas; Remoção de Elementos Ocultos; Recorte;
Metodologia de avaliação
50% Trabalhos de Laboratório (12). Classificação mínima: 9.5V. 50% Testes/Exame. Classificação mínima: 9.5V.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach with Shader-Based OpenGL (Sixth Edition)
Edward Angel and Dave Shreiner
Pearson Education Limited - 0-273-75226-X