Disciplina

Área

Área Científica de Computação Gráfica e Multimédia > Visualização Gráfica

Activa nos planos curriculares

LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Computação Gráfica

LEIC-A 2021 > Leic-a 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Computação Gráfica

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Fundamentos de Engenharia Informática > Computação Gráfica

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Fundamentos de Engenharia Informática > Computação Gráfica

LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Computação Gráfica

LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Computação Gráfica

Nível

Componente teórica: Avaliação por exame. Nota mínima do exame: 9,5. Avaliação de quatro trabalhos laboratoriais, ponderados pelo atendimento. Nota mínima para as quatro tarefas laboratoriais: 9.5. Classificação final: média da componente teórica e laboratorial (não arredondados).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos básicos sobre computação gráfica interactiva. São leccionados os fundamentos da representação e criação de imagens sintéticas a partir de cenas tri-dimensionais. Neste âmbito os alunos deverão dominar as transformações geométricas elementares e compreender o funcionamento do pipeline de visualização 3D e dos seus andares principais. No final, os alunos estarão preparados para desenhar e desenvolver aplicações gráficas interativas.

Programa

Enquadramento e conceitos fundamentais; Matemática para CG (inclui trigonometria e matrizes); Introdução ao three.js; Transformações Geométricas: Transformações geométricas planas elementares; Transformações em coordenadas homogéneas; Transformações em três dimensões; Composição de transformações geométricas; Matriz de transformação composta. Grafos de cena; Manipulação de matrizes em three.js. Programação baseada em acontecimentos, animação e colisões. Pipeline Gráfico: Visualização e projeção; Câmara Virtual Simples; Visualização e Projeção em three.js; Iluminação (modelo de Blinn-Phong); Sombreamento (Flat, Gouraud e Phong) Recorte (Cohen-Sutherland e Sutherland-Hodgman) e remoção de superfícies ocultas. Operações sobre fragmentos: memórias-tampão e mapeamento de texturas. Novas arquitecturas hardware/software em Computação Gráfica.

Metodologia de avaliação

Componente teórica: Avaliação por exame. Nota mínima do exame: 9,5. Avaliação de quatro trabalhos laboratoriais, ponderados pelo atendimento. Nota mínima para as quatro tarefas laboratoriais: 9.5. Classificação final: média da componente teórica e laboratorial (não arredondados).

Bibliografia

Principal

Introdução à Computação Gráfica

João Madeiras Pereira, João Brisson, António Coelho, Alfredo Ferreira, Mário Rui Gomes

2018

FCA - Editora de Informática, Lda_ISBN: 978-972-722-877-5


Secundária

Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach with WebGL (7th Edition)

Edward Angel and Dave Shreiner

2015

Pearson Education Ltd_ISBN: 978-1-2929-01934-5


Learning Three.js - the JavaScript 3D Library for WebGL (Second Edition)

Jos Dirksen

2015

Packt Publishing Ltd_ISBN: 978-1-78439-221-5