Disciplina

Realidade Virtual

Área

Área Científica de Computação Gráfica e Multimédia > Visualização Gráfica

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Realidade Virtual

MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Realidade Virtual

MEIC-T 2021 > Meic-T 2021 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Realidade Virtual

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Realidade Virtual

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Realidade Virtual

PAST-LEM > PAST-LEM > Tronco Comum > Realidade Virtual

Nível

Projecto 70% Tres Mini Testes 30%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Os alunos devem ser capazes de: Compreender os elementos, arquitetura, entrada e saída de dispositivos de sistemas de realidade virtual e aumentada. Desenvolver e avaliar aplicações interactivas 3D envolvendo saída estereoscópicas, hardware de realidade virtual e interfaces de utilizador 3D

Programa

1 sistemas VR e História da VR VR como uma disciplina. Recursos básicos dos sistemas VR. Arquitetura de sistemas VR. 2 hardware VR Hardware de entrada VR: sistemas de rastreamento, sistemas de captura de movimento, luvas de dados. Hardware de saída do VR: displays visuais. Visão estereoscópica 3 Fundamentos do sistema visual humano. Sinais de profundidade. Estereopse. Disparidade e paralaxe. 4 Representação Haptica e Multissensorial Sentido háptico. Dispositivos hápticos. Técnicas para representação háptica Desenvolvimento de software 5 VR Desafios no desenvolvimento de software VR. Windowing, visualização, entrada / saída e questões de rede. Desenvolvimento de software 6 VR Software AR. Parâmetros da câmara e calibração da câmara. Realidade aumentada baseada em marcadores. Reconhecimento de padrões. AR Toolkit 7 interfaces de usuário 3D Porque interfaces 3D. Principais tarefas em VE. Técnicas de interação para seleção, manipulação e navegação. Avaliação 3DUI. 8 Presença conceito, definição, medição e aplicações.

Metodologia de avaliação

Projecto 70% Tres Mini Testes 30%

Bibliografia

Principal

The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality

Jason Gerald

2016

ACM Books


Secundária

3D User Interfaces: Theory and Practice

Bowman, Doug A.; Kruijff, Ernst; LaViola Jr., Joseph J.; Poupyrev, Ivan

2017

Addison-Wesley