Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia

Activa nos planos curriculares

DEAEIC2006 > DEAEIC2006 > 3º Ciclo > Tópicos Avançados em Realidade Virtual, Aumentada e Mista

Nível

Apresentação de artigo ou projecto de programacao (30%), participação nas discussões de artigos (20%), relatório de revisão da literatura em trabalhos de investigação relacionados com os tópicos da disciplina (50%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Dotar os alunos de competências para perceber, estudar e desenvolver trabalho inovador na área de Realidade Virtual, Mista e Aumentada (xR).

Programa

Este módulo apresenta vários tópicos avançados relevantes para a criação de sistemas de Realidade Virtual. Abordam-se temas sobre os sistemas, métodos, aplicações e desenvolvimento de sistemas de xR. Será aflorada a história da xR. Discutem-se os equipamentos, questões perceptuais e aspectos a tomar em consideração no desenho de sistemas de xR.. Afloram-se ainda os temas de Representação Multissensorial, desenvolvimento de S/W para xR, bem como interfaces avançadas.

Metodologia de avaliação

Apresentação de artigo ou projecto de programacao (30%), participação nas discussões de artigos (20%), relatório de revisão da literatura em trabalhos de investigação relacionados com os tópicos da disciplina (50%).

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality

J Jerald

2015

ACM Books


Seleção de artigos científicos correspondentes a tendências importantes da Área, publicados em revistas indexadas no SCIMAGO ou em conferências indexadas no CORE

-

-

-


Secundária

Unity Virtual Reality Projects

Jonathan Linowes

2015

Packt Publishing