Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia

Activa nos planos curriculares

DEAEIC2006 > DEAEIC2006 > 3º Ciclo > Tópicos Avançados em Sistemas de Entretenimento

Nível

Os alunos podem ser avaliados numa das seguintes vertentes: (1) escrever um artigo de revisão da literatura de investigação relacionada com os tópicos do módulo, (2) realizar um trabalho prático que assente numa ou mais áreas discutidas no módulo, ou (3) escrever um artigo com a especificação de um possível projeto ou estudo sobre os temas abordados. Em todos os casos é necessária uma apresentação sobre o trabalho, que conta 20% para a avaliação e o documento ou demonstração conta 80%.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Dotar os alunos de competências para perceber, estudar e desenvolver trabalho inovador na área de entretenimento interativo (ex: para jogos digitais e experiências interativas).

Programa

Este módulo apresenta vários tópicos avançados relevantes para a criação de sistemas de entretenimento. Discute questões sobre o design e desenvolvimento da experiência de uso de sistemas interativos com fins de entretenimento, mas também focando aspectos mais sérios como o uso de gamificação. Será abordado o papel da máquina como elemento pró-ativo e autónomo na interação. Serão discutidas abordagens para a criação de personagens para jogos que podem cooperar com o utilizador e abordagem de criatividade computacional para a geração de conteúdo procedimental e co-criação da experiência. O módulo é constituído por uma série de workshops que abordam cada tópico de uma perspetiva teórica e prática.

Metodologia de avaliação

Os alunos podem ser avaliados numa das seguintes vertentes: (1) escrever um artigo de revisão da literatura de investigação relacionada com os tópicos do módulo, (2) realizar um trabalho prático que assente numa ou mais áreas discutidas no módulo, ou (3) escrever um artigo com a especificação de um possível projeto ou estudo sobre os temas abordados. Em todos os casos é necessária uma apresentação sobre o trabalho, que conta 20% para a avaliação e o documento ou demonstração conta 80%.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Selecção de artigos científicos correspondentes a tendências importantes da área, publicados em revistas indexadas no SCIMAGO ou em conferências indexadas no CORE.

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