Disciplina
Competências Comunicacionais em Engenharia de Telecomunicações e Informática I
Área
Competências Transversais > Competências Transversais
Activa nos planos curriculares
METI 2021 > METI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Competências Comunicacionais em Engenharia de Telecomunicações e Informática I
Nível
60% Trabalhos práticos das temáticas (realizados em aula - Lite tasks - ou autonomamente - Full Tasks) 20% Leituras preparatórias e respectivos quizzes 20% Participação no fórum temático da Unidade curricular
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.5 h/semana
63.0 h/semestre
Objectivos
Distinguir soft skills de hard skills; Reconhecer a Comunicação como uma das soft skills fundamentais no âmbito da Engenharia Informática; Diferenciar comunicação verbal de comunicação não verbal; Enumerar diferentes áreas da comunicação não verbal; Enunciar boas práticas de interação nas diferentes áreas da comunicação não verbal; Identificar consequências de feedback ineficaz; Distinguir feedback ineficaz de feedback eficaz; Identificar comportamentos de escuta ativa; Reconhecer os resultados da escuta ativa nas interações interpessoais; Enumerar estratégias de questionamento eficazes; Distinguir comunicação interpessoal de intrapessoal; Descrever a importância da comunicação intrapessoal; Aplicar boas práticas na construção de diapositivos; Identificar os aspetos verbais e não verbais adequados em comunicações em público; Reconhecer as boas práticas de comunicação em contexto de entrevista (recrutamento).
Programa
Comunicação - Conceitos centrais Comunicação não verbal e seus componentes Ferramentas para uma Comunicação eficaz I: Feedback Ferramentas para uma Comunicação eficaz II: Escuta ativa Ferramentas para uma Comunicação eficaz III: Técnicas de questionamento Comunicação intrapessoal e gestão do fracasso em Engenharia Delinear, preparar e conduzir apresentações em Tecnologias de Informação A importância da Comunicação no recrutamento em Engenharia Informática
Metodologia de avaliação
60% Trabalhos práticos das temáticas (realizados em aula - Lite tasks - ou autonomamente - Full Tasks) 20% Leituras preparatórias e respectivos quizzes 20% Participação no fórum temático da Unidade curricular