Disciplina

Área

Competências Transversais > Competências Transversais

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2018 > MEIC-A 2018 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Portfolio Pessoal 2

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Portfolio Pessoal 2

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Portfolio Pessoal 2

METI 2018 > METI 2018 > 2º Ciclo > Áreas Complementares > Portfolio Pessoal 2

MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Portfolio Pessoal 2

Nível

60% Trabalhos práticos das temáticas (realizados em aula - Lite tasks - ou autonomamente - Full Tasks) 20% Leituras preparatórias e respectivos quizzes 20% Participação no fórum da Unidade curricular

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

63.0 h/semestre

Objectivos

Definir comunicação empresarial; identificar os princípios da comunicação profissional; relacionar comunicação com profissionalismo; reconhecer o papel da linguagem técnica (jargão) na comunicação empresarial; indicar os riscos da utilização de jargão com audiência leiga; enunciar o papel da cultura cliente na comunicação empresarial; distinguir comportamentos profissionais quando em contacto com o cliente; descrever diferentes métodos de gestão de reclamações; descrever as especificidades da comunicação comercial; delinear, preparar e conduzir formações; nomear as características da comunicação interna em equipas de TI.

Programa

Comunicação Empresarial - Conceitos centrais; Comunicação e Profissionalismo Utilização de linguagem técnica na comunicação: Contextos e soluções Excelência no contacto com o cliente: Posturas e procedimentos Gestão de reclamações Comunicação comercial em TI: Boas práticas Delinear, preparar e conduzir formações em Tecnologias de Informação Comunicação interna em equipas de TI

Metodologia de avaliação

60% Trabalhos práticos das temáticas (realizados em aula - Lite tasks - ou autonomamente - Full Tasks) 20% Leituras preparatórias e respectivos quizzes 20% Participação no fórum da Unidade curricular

Pré-requisitos

n.a.

Componente Laboratorial

n.a.

Princípios Éticos

n.a.

Componente de Programação e Computação

n.a.

Componente de Competências Transversais

n.a.