Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas de Informação > Tecnologias de Sistemas de Informação

Activa nos planos curriculares

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MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Bioinformática e Biologia Computacional > Tecnologias de Informação e Decisão Biomédica

MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Bioinformática e Biologia Computacional > Tecnologias de Informação e Decisão Biomédica

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MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Bioinformática e Biologia Computacional > Tecnologias de Informação e Decisão Biomédica

Nível

50% fichas de trabalho (média de 4 fichas de trabalho, sem nota mínima) 50% exame (9.5 nota mínima)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo geral da disciplina é o de dotar os alunos com os princípios e conceitos fundamentais relativos à utilização das tecnologias de informação em saúde. Os alunos adquirem competências essenciais e familiarizar-se-ão com as potencialidades do uso das tecnologias de informação na investigação em biomedicina e no papel crucial que hoje representam nas várias vertentes da prestação de cuidados de saúde.     

Programa

As tecnologias de informação na biologia e ciências da saúde Aquisição, processamento e uso de dados biomédicos. O registo clínico digital. Sistemas de informação clínica. Tele-monitorização e Tele-saúde. Processamento de linguagem natural e prospecção de textos em biomedicina. Terminologias e Nomenclaturas. Ontologias. Standards para intercâmbio de informação biomédica. Pesquisa de Informação. Sistemas de apoio à decisão clínica. Bioinformática e infraestruturas digitais de informação biomédica Genética e epigenética da saúde humana. Medicina de precisão. Questões Éticas, Legais e Sociais das tecnologias de informação na saúde. Tecnologias de Informação em Saúde Pública. As TIC na promoção da vida saudável e envelhecimento activo. Informática do Consumidor de Saúde. TIC na formação de utentes e educação dos profissionais da saúde

Metodologia de avaliação

50% fichas de trabalho (média de 4 fichas de trabalho, sem nota mínima) 50% exame (9.5 nota mínima)

Pré-requisitos

Conhecimentos de programação (preferivelmente em Python)

Componente Laboratorial

A componente laboratorial consiste na realização de exercícios com recurso a ferramentas informáticas. Os exercícios fazem parte das fichas de trabalho a serem entregues ao longo do semestre. Em alternância com o trabalho laboratorial realizam-se, como trabalho de campo, visitas de estudo a unidades de saúde de cuidados primários e secundários, assim como uma unidade de investigação médica.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

N/A

Componente de Competências Transversais

A UC permitirá aos alunos inscritos desenvolver cada uma das cinco dimensões das competências transversais. Aspectos de literacia da informação e dos media, pensamento crítico e inovador e competências interpessoais serão avaliados nos textos a elaborar em resposta aos desafios colocados nas fichas de trabalho, sendo que as competências intrapessoais serão desenvolvidas no processo. Serão discutidas aquando da exposição da matéria questões de cidadania global relacionadas com a ética do acompanhamento de doentes e do tratamento de dados de saúde pública e pessoal. Cerca de 10% das horas totais de trabalho serão dedicadas ao desenvolvimento de competências transversais.

Bibliografia

Principal

Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine

Edward H Shortliffe and James J. Cimino

2021

ISBN: 978-3-030-58720-8


Medical Informatics: Knowledge Management and Data Mining in Biomedicine

Hsinchun Chen, Sherrilynne S . Fuller, Carol Friedman, William Hersh (eds.)

2005

Springer. ISBN: 978-0387-2438 1-8


Secundária

The Epigenetics Revolution: How Modern Biology Is Rewriting Our Understanding of Genetics, Disease, and Inheritance

Nessa Carey

2011

Columbia University Press, ISBN-13: 978-0231161169


Medical Informatics: Knowledge Management and Data Mining in Biomedicine

H Chen, S Fuller, C Friedman, W Hersh (eds.)

2005

ISBN: 978-0387-2438 1-8