Disciplina

Área

Área Científica de Computação Gráfica e Multimédia > Interacção e Multimédia

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Comunicação Visual Interactiva

MEIC-T 2021 > Meic-T 2021 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Comunicação Visual Interactiva

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Comunicação Visual Interactiva

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Comunicação Visual Interactiva

Nível

Exame – 30% Laboratórios – 30% Projecto – 40% A disciplina possuirá uma componente laboratorial, ao longo da qual irá sendo desenvolvido o projeto. Cinco das aulas, equi-espaçadas ao longo do semestre serão avaliadas.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo é dar aos alunos os conhecimentos e competências necessários para a comunicação eficaz de conceitos, tendências e informação com base em aplicações gráficas interativas. Serão descritas as especificidades dos vários tipos de dados que podem ser usados para comunicar, e a melhor forma de os usar e combinar para esse fim. Posteriormente, serão ensinadas técnicas de extração de metadados e descritores relevantes dos vários media, com ênfase em imagens, permitindo assim a sua mais eficiente manipulação e utilização. A indexação e recuperação dos media com base nesses metadados e descritores será o objeto de estudo seguinte. Já na posse dos dados num formato fácil de manipular, os alunos adquirirão competências relacionadas com a sua representação visual, e a sua exploração em ferramentas interativas. Finalmente, será abordada a questão de qual a melhor forma de apresentar os conceitos, tendências e informação revelados na aplicação interativa com a criação de apresentações multimédia públicas, maximizando o seu impacto e a quantidade de informação transmitida e retida pela audiência.

Programa

1. Introdução 2. Imagens e outros media 3. Metadados e Informação de Conteúdo 4. Especificidades da Informação pessoal: PIM e Lifelogging 5. Extração e Indexação de Características 6. Avaliação da Recuperação 7. Princípios de Design Gráfico 8. Fatores Humanos 9. Comunicando com Dados 10. Fotografia, Vídeo e Animações 11. Apresentações Multimédia

Metodologia de avaliação

Exame – 30% Laboratórios – 30% Projecto – 40% A disciplina possuirá uma componente laboratorial, ao longo da qual irá sendo desenvolvido o projeto. Cinco das aulas, equi-espaçadas ao longo do semestre serão avaliadas.

Bibliografia

Principal

Visual Communication: Images with Messages - 6 edition

Paul Martin Lester

2013

Cengage Learning_ISBN: 978-1133308645


Multimedia Information Retrieval and Management: Technological Fundamentals and Applications (Signals and Communication Technology)

David Feng, W.C. Siu, Hong J. Zhang

2005

Springer


Information Visualization

Chen, Chaomei

2004

Beyond the Horizon


Secundária

Presentation Zen, 2nd Ed

Garr Reynolds

2011

New Riders


Principles of Visual Information Retrieval (Advances in Pattern Recognition)

Michael S. Lew

2006

Springer


Modern Information Retrieval

Ricardo Baeza-Yates and Berthier Ribiero-Neto

1999

Addison Wesley


The Non-Designer’s Design Book, 3rd Ed

Robin Williams

2008

Peachpit Press


Keeping Found Things Found: The Study and Practice of Personal Information Management

William Jones

2007

Morgan Kaufmann


Slide:ology

Nancy Duarte

2008

O`Reilly Media


Digital Multimedia, 3rd Ed

Nigel Chapman e Jenny Chapman

2009

John Wiley & Sons