Disciplina
Computação Gráfica para Jogos
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica
Activa nos planos curriculares
MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Jogos > Computação Gráfica para Jogos
MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Computação Gráfica para Jogos
MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Jogos > Computação Gráfica para Jogos
MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Computação Gráfica para Jogos
MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Computação Gráfica para Jogos
Nível
Desenvolvimento de projetos individuais (50%) e em equipa (50%) ao longo do semestre. A unidade curricular não tem exame.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Computação gráfica para jogos cobre aspetos teóricos e práticos do desenvolvimento de motores gráficos para videojogos (game engines). Aborda os diferentes subsistemas presentes num motor de jogo, incluindo, entre outros, subsistemas de rasterização, animação de personagens, e físicos, e discute a articulação necessária entre os vários subsistemas para suportar o desenvolvimento de jogabilidade. Após a frequência desta disciplina, os alunos deverão compreender como funciona um motor gráfico moderno e serem capazes de desenvolver os seus próprios motores gráficos para jogos.
Programa
Introdução ao desenvolvimento de motores gráficos para jogos. Arquitetura de um motor gráfico de jogo. Pipeline de produção e gestão de recursos. Ciclos de simulação em tempo real. Dispositivos de interface. Matemática para motores gráficos 3D. Pipeline de visualização: modelação, modelo de visualização, modelos de iluminação e sombreamento, texturas. Pipeline de rasterização do GPU e programação de shaders. Efeitos visuais. Iluminação global e sombras. Gestão de cenas. Sistemas de animação. Colisões e dinâmica de corpos rígidos. Sistemas de som. Sistemas multijogador. Articulação para desenvolvimento de jogabilidade.
Metodologia de avaliação
Desenvolvimento de projetos individuais (50%) e em equipa (50%) ao longo do semestre. A unidade curricular não tem exame.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
“Game Engine Architecture” (2ª edição)