Área Científica de Computação Gráfica e Multimédia

Descrição

A área científica de Computação Gráfica e Multimédia assenta na máxima "A Pessoa antes da Máquina". Os interesses e investigação dos docentes desta área abrangem duas temáticas principais: visualização e interação. Na primeira, são estudadas técnicas avançadas de computação gráfica, modelação 3D, visualização científica e visualização de informação. Na segunda, é abordado o desenho de interação entre humano e máquina, nos mais variados contextos, com ênfase no desenho centrado no utilizador e acessibilidade.

A oferta letiva da área reflete estes interesses. Oferece, na licenciatura, duas disciplinas de formação de base em Computação Gráfica Interativa e Interfaces Pessoa Máquina e, no mestrado, disciplinas avançadas sobre vertentes mais específicas, incluindo as Especializações em Sistemas Multimédia (Taguspark) e Visualização e Interacção (Alameda) bem como uma Área Aplicacional multidisciplinar de Jogos (Taguspark). 

Os oito docentes da área repartem-se entre os campi da Alameda e Taguspark, e entre o Instituto Superior Técnico e o INESC-ID nos grupos de investigação em Visualização e Interfaces Multimodais Inteligentes e Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas.

Coordenador científico: Prof. Joaquim Jorge.

Representante de área: Prof. Alfredo Ferreira

Unidades Curriculares

As unidades curriculares da área científica de Computação Gráfica e Multimédia encontram-se listadas aqui.

Docentes

Alfredo FerreiraCarlos MartinhoDaniel Gonçalves, Duarte Nuno Jardim Nunes, Hugo Nicolau, Jacinto Nascimento, João Brisson LopesJoão Madeiras PereiraJoaquim JorgeMário Rui GomesRui Prada, Sandra Gama.

Grupos de Investigação

 Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas (GAIPS)
 Visualização e Interfaces Multimodais Inteligentes (VIMMI)