Área Científica de Computação Gráfica e Multimédia

Descrição

A área científica de Computação Gráfica e Multimédia assenta na máxima "A Pessoa antes da Máquina". Os interesses e investigação dos docentes desta área abrangem duas temáticas principais: visualização e interação. Na primeira, são estudadas técnicas avançadas de computação gráfica, modelação 3D, visualização científica e visualização de informação. Na segunda, é abordado o desenho de interação entre humano e máquina, nos mais variados contextos, com ênfase no desenho centrado no utilizador e acessibilidade.

A oferta letiva da área reflete estes interesses. Oferece, na licenciatura, duas disciplinas de formação de base em Computação Gráfica Interativa e Interfaces Pessoa Máquina e, no mestrado, disciplinas avançadas sobre vertentes mais específicas, incluindo as Especializações em Sistemas Multimédia (Taguspark) e Visualização e Interacção (Alameda) bem como uma Área Aplicacional multidisciplinar de Jogos (Taguspark). 

Os oito docentes da área repartem-se entre os campi da Alameda e Taguspark, e entre o Instituto Superior Técnico e o INESC-ID nos grupos de investigação em Visualização e Interfaces Multimodais Inteligentes e Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas.

Coordenador científico: Prof. Joaquim Jorge.

Representante de área: Prof. Alfredo Ferreira

Unidades Curriculares

As unidades curriculares da área científica de Computação Gráfica e Multimédia encontram-se listadas aqui.

Docentes

Alfredo FerreiraCarlos MartinhoDaniel Gonçalves, Hugo Nicolau, Jacinto Nascimento, João Brisson LopesJoão Madeiras PereiraJoaquim JorgeMário Rui GomesRui Prada, Sandra Gama.

Grupos de Investigação

 Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas (GAIPS)
 Visualização e Interfaces Multimodais Inteligentes (VIMMI)