Pequenos Engenheiros do Futuro apresentam projectos no IST Taguspark

3 Maio 2011, 19:58 - Carlos António Roque Martinho

Entre os dias 6 e 7 de Maio, das 10h00 às 17h00, o Instituto Superior Técnico, Campus do Taguspark, vai ser palco da Exposição "Engenharia do Futuro - Mostra o teu Projecto". Durante dois dias, jovens alunos são convidados a expor os trabalhos desenvolvidos em diversas áreas disciplinares, divulgando projectos sobre preservação do Meio Ambiente, Aproveitamento da Energia Solar, Engenharia Inversa, entre outros.

Torneio Inter-Universitário de Programação (TIUP) 2011

31 Março 2011, 18:12 - Carlos António Roque Martinho

Estão abertas as inscrições para participação no Torneio Inter-Universitário de Programação (TIUP) de 2011. As inscrições são por equipas de 3 alunos do 1º ou 2º ciclo do IST. Os resultados nas provas do TIUP irão seleccionar as equipas que vão representar o IST na Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) a realizar em Outubro na Universidade do Algarve.

Para mais detalhes sobre as provas podem consultar o site http://acm.ist.utl.pt/ ou entrar em contacto com os docentes de IAED ou ASA, ou ainda por email para vasco.manquinho(a)inesc-id.pt.

A primeira prova irá decorrer no dia 20 de Abril.

IST atribui Prémio Prof. Luís Vidigal a Dissertação na área de Informática e de Computadores

18 Março 2011, 16:18 - Carlos António Roque Martinho

No âmbito das XI Jornadas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, o Instituto Superior Técnico (IST) galardoa com o Prémio Prof. Luís Vidigal o autor da melhor Dissertação do Mestrado do IST, destacado por reunir as melhores características científicas, de inovação e qualidade.

"Live Streaming in Overlay Networks" é o tema da Dissertação de Mestrado vencedora da edição deste ano do Prémio Prof. Luís Vidigal, entregue no decorrer das XI Jornadas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico. O vencedor deste ano é Mário Rui Vazão Vasco Ferreira, aluno do Mestrado de Engenharia Informática e de Computadores, que irá receber um prémio de 5000€, obtido com base num fundo de colaboração de várias empresas nacionais ou a actuar em Portugal.

Comunicado de imprensa com mais informações [ link ].

II Conferencia da APFM sobre Tecnologias de Informação de Suporte ao Facility Managment

18 Fevereiro 2011, 11:16 - Carlos António Roque Martinho

Para a maior parte das organizações a maior fatia de custos, logo a seguir aos recursos humanos, são os custos com as instalações, pelo que, figura do profissional responsável pelas instalações, o Facility Manager tem vindo a ganhar aceitação crescente. Além de profissionais qualificados, a gestão moderna de edifícios necessita de tecnologia e ferramentas específicas. Dada a importância do tema, a Associação Portuguesa de Facility Managers (APFM) organizou recentemente uma palestra subordinada ao tema das Tecnologias  de Informação de Suporte ao Facility Management [ link ] que contou com a participação do Prof. Paulo Carreira, docente do DEI e actualmente a desenvolver trabalhos de investigação na área da Automação e Eficiência Energética em Edifícios.

Prémio "Melhor Dissertação do IST em Sistemas de Informação"

31 Janeiro 2011, 10:40 - Carlos António Roque Martinho

A Área de Sistema de Informação do DEI promove pela primeira vez um prémio "Melhor Dissertação do IST em Sistemas de Informação". Os interessados (que devem ter terminado a sua dissertação durante 2010) devem enviar as candidaturas por email para jlb-at-ist.utl.pt, até ao fim do dia 10 de Fevereiro de 2010. O prémio rege-se pelo seguinte regulamento [ link ].