Ver Post

Prémios Científicos UTL / Santander Totta, 2007

8 Janeiro 2008, 17:40 - Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Prémios Científicos UTL / Santander Totta, 2007

A revitalização da sociedade e a aposta inequívoca na inovação passam, sem dúvida, pela investigação e desenvolvimento. Enquanto muitos indicadores do estado das nações se baseiam no investimento, fazendo crer que os resultados desse investimento deverão vir em conformidade, uma avaliação do tipo da que se faz neste " Prémios Científicos UTL/Santander Totta" (análise da produção científica dos investigadores) produz resultados menos enganosos, pois é baseada em resultados.

Queremos pois congratular nos com esta iniciativa mobilizadora, da Universidade Técnica, em parceria com o Banco Santander Totta. Esta iniciativa teve a sua primeira edição em 2007 e os prémios acabam de ser atribuídos em doze áreas do saber.Na área de Gestão, os dois primeiros lugares foram atribuídos a investigadores (Professores/Investigadores) do Departamento de Engenharia e Gestão do IST e respectivo centro de investigação CEG IST.

A Prof. Ana Póvoa, Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão e do Centro de Investigação CEG IST, conquistou o primeiro lugar entre todos os investigadores da UTL e o Professor Bana e Costa, anterior Presidente da unidade de investigção, conquistou a Menção Honrosa.

Para se avaliar o posicionamento destes dois investigadores, a Professora Ana Póvoa publicou os seus trabalhos na área de Gestão de Operações e Cadeias de abastecimento, e o Professor Bana e Costa, situou os seus em diversas áreas, sempre em articulação com a Análise de Decisão.

A avaliação levada a cabo teve por base a análise dos trabalhos publicados em revistas internacionais durante o período 2002 - 2006.

O Critério Qualitativo Quantitativo de Produção e Impacto Científico tem em conta um somatório de elementos que, para cada trabalho publicado incluí o número de autores de cada publicação (há divisão pelo número de autores), o factor de impacto da publicação internacional e o número de citações que o trabalho teve. O valor resultante é pois bastante objectivo.