FAQs

Frequently Asked Questions

 

Qual será o tempo de duração da Pós-Graduação em Engenharia e Gestão?

Depende. É preciso fazer 6 unidades curriculares (3 obrigatórias e 3 opcionais) mais um projeto. Julgamos que ao longo de um ano letivo será possível completar estas valências. Mas, como se trata de um pós-graduação para alunos que são profissionais no ativo e não estudantes a tempo inteiro, permitimos que o aluno possa completar o programa ao longo de 3 anos.

 

Este curso é, para todos os efeitos um Executive Master in Engineering and Management?

Pode-se dizer que sim, embora não esteja posicionado no IST como mestrado. No IST, como em todas as faculdades e universidades portuguesas, há três ciclos, licenciatura (1º ciclo), mestrado (2º ciclo) e doutoramentos e outras especializações (3º ciclo). Este curso de especialização é um curso de terceiro ciclo IST.

 

Como são as inscrições?

A inscrição no curso é por módulos, havendo inscrições para dois tipos de unidades curriculares. A inscrição para unidades curriculares obrigatórias faz-se de acordo com o divulgado (nomeadamente pela Ordem do Engenheiros) obedecendo a datas fechadas. A inscrição para unidades curriculares opcionais faz-se em duas fases. Primeiro há uma pré-inscrição para frequentar um dado curso. Esta pré-inscrição estará sempre aberta. Este manifesto de vontade deve ser dirigido ao secretariado do DEG. Quando um curso opcional tiver mais de 10 alunos pré-inscritos (que manifestaram a vontade de o fazer) será negociada, com o professor e com esses alunos inscritos, a respectiva calendarização e nessa altura abrem as inscrições. A partir deste momento o procedimento passa a ser igual ao das unidades obrigatórias, através da Ordem dos Engenheiros.

 

As inscrições, para além de poderem ser efectuadas através da Ordem dos Engenheiros, podem ser efectuadas diretamente no IST (Pós-Graduação do IST, Dra. Júlia Oliveira). Entendemos porém que esta segunda modalidade se destina basicamente a engenheiros que não são da OE ou mesmo elementos que não são engenheiros.

 

Qual o valor da inscrição?

A inscrição em cada unidade curricular tem um valor de 700€. Qualquer uma das unidades curriculares, obrigatórias ou opcionais e mesmo a unidade de projeto, têm todas uma inscrição individual de 700€.

 

Qual a maneira mais natural para fazer este Executive Master?

Como dissemos há várias possibilidades, mas talvez o mais natural seja os alunos fazerem regularmente os cursos disponibilizados, de uma forma sequencial, tentando evitar situações de conjugação de dois cursos ao mesmo tempo. Seguindo este padrão os alunos podem facilmente completar o curso num ano, ano e meio.

 

O Projecto como é que funcionará e terá a duração de quanto tempo?

O projeto pode ser definido de uma forma muito flexível. O tema pode ser definido pelo aluno, podendo até ser combinado num contexto empresarial. Também pode ser definido pelo aluno, com a colaboração de um ou mais professores do CEEG. Uma vez definido um tema com um âmbito claro, o mesmo terá de ser aprovado pelo Conselho Científico do CEEG. Depois desta aprovação o aluno escolhe ou aceita um professor que o supervisione.