Dissertação
{en_GB=Satisfaction in providing health care regarding family doctor: A systematic review of the literature} {} EVALUATED
{pt=Os cuidados de saúde têm melhorado os serviços para melhor servir os pacientes. O desenvolvimento científico, novos equipamentos, nova medicação, novos tratamentos postos em prática providenciam um mais eficiente acompanhamento dos pacientes, incluindo melhores resultados. Apesar destas melhorias, a satisfação do utente emerge como um dos principais objetivos dos serviços de saúde para aumentar a qualidade dos cuidados de saúde. Uma forma de assegurar a satisfação do utente reside na confiança, na comunicação que existe entre utentes e prestadores. Mais especificamente, o médico de família aparece como um dos principais prestadores onde estes aspetos podem ser importantes. Este estudo realiza uma análise sistemática, complementada por uma análise dos parâmetros juntamente com uma análise bibliométrica, para que seja possível ligar e analisar todos as publicações científicas relacionadas com o tema providenciando uma visão geral da informação publicada até ao momento. O tratamento dos documentos selecionados foi feito através da metodologia PRISMA, seguindo diretrizes previamente estabelecidas, obtendo uma amostra de 42 artigos, com um intervalo de tempo de 2000 até 2022. Estes documentos foram analisados usando HistCite, Gephi, e VOSviewer. Concluindo, os Estados Unidos da América foi o país mais estudado, sem nenhuma pesquisa em África ou Oceânia. A satisfação dos utilizadores foi considerada alta ou relativamente alta na maioria das pesquisas. Dentro da amostra recolhida o artigo de Kersnik (2000) é considerado o artigo principal. No entanto, nesta área de estudo um dos principais documentos e autores é Baker (1990), e uma das principais fontes é Social Science & Medicine., en=Health care has been improving its services to better serve its patients. The scientific development, new equipment, new medication, with new treatments put into practice, provide a more efficient follow-up of the patients, including better results. Although all these improvements, user satisfaction emerges as one of the main objectives of care services to increase healthcare quality. A way to ensure user satisfaction lies in the trust, and communication that exists between users and providers. More specifically, family doctors appear as one of the main providers where these aspects can be more important. This study performs a systematic review, complemented by an analysis of the parameters alongside bibliometric analysis, so that is possible to connect and analyze all the scientific papers related to the theme providing a more complete overview of the information published so far. The treatment of the documents selected was done via PRISMA methodology, following the guidelines previously established, obtaining a sample of 42 papers, with a time range from 2000 until 2022. These papers were analyzed using HistCite, Gephi, and VOSviewer. Concluding, The United States of America was the country most studied, without any research on Africa or Oceania. Users’ satisfaction was considered to be high or relatively high in most research. Inside the sample collected the paper by Kersnik (2000) is considered the main paper. Although in this area of study one of the main documents and authors is Baker (1990), and one of the main sources is Social Science & Medicine. }
novembro 23, 2022, 0:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Diogo Filipe da Cunha Ferreira
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar