Dissertação

{en_GB=Creation of a Mental Health Virtual Assistant for College Students Socially Intelligent Agents for the Field of Mental Health} {} EVALUATED

{pt=Estudos recentes comprovam o potencial que Agentes Inteligentes têm enquanto entrevistadores devotos de julgamento, promovendo maior partilha de informação através de confiabilidade e credibilidade, em ambientes de entrevistas médicas. Nós estabelecemos a hipótese de que essas qualidades também se comprovam no campo de entrevistas de saúde mental, nomeadamente em comunidades do ensino superior, onde a situação se está a degradar e o sistema atual carece dos recursos necessários para lidar com as necessidades dos estudantis. O principal objetivo deste trabalho, é a criação de uma Assistente Virtual de Saúde Mental e a avaliação das suas capacidades para incentivar estudantes a partilhar informação quanto aos seus problemas de saúde mental. Os objectivos secundários prendem-se com a sua capacidade para estabelecer uma relação de confiança com os entrevistados, medir os seus níveis de ansiedade e mitigar o estigma relacionado com a procura de apoio quanto à saúde mental. O veredicto do nosso estudo sugere que o agente recebeu altos níveis de aceitação e interação e foi capaz de incentivar estudantes a partilhar informação quanto aos seus problemas de saúde mental, tal como teorizámos. As capacidades para estabelecer uma relação de confiança e mitigar o estigma revelaram resultados medianos, enquanto a capacidade para medir níveis de ansiedade revelou potencial e precisão, porém necessita de ser mais testada. Em suma providenciámos resultados conclusivos e criámos bases para trabalho futuro, no desenvolvimento e lançamento de um Agente Virtual enquanto Assistente Virtual de Saúde Mental., en=Recent research as established the potential for Virtual Agents to act as non-judgemental interviewers, eliciting greater self-disclosure though trustworthiness and credibility, in a medical care environment. We hypothesise those qualities might also be true in the mental health support field. Namely in higher education communities, where the situation has been worsening and the current system lacks the capabilities to cope with the growing need for support. The main goal of this work is to the create a Mental Health virtual Assistant and evaluate its capabilities to elicit self-disclosure with college students, about their mental health related issues. The secondary goals are tied with its ability to establish rapport with the interviewees, measure their anxiety levels and mitigate the stigma related to seeking help about mental health issues. Our findings suggest that the agent received high levels of acceptance and engagement and was able to elicit self-disclosure in students, as hypothesised. The rapport building and stigma mitigation were met with average results, while the measurement of anxiety level showed potential and accuracy, although it still needs to be further tested. In conclusion we provided strong grounds for future work to further develop and deploy a Virtual Agent as a Mental Health Virtual Assistant.}
{pt=Agentes Virtuais Disclosure Saúde Mental, en=Virtual Agents Disclosure Mental Health}

novembro 24, 2022, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Associado

ORIENTADOR

João Miguel de Sousa de Assis Dias

Universidade do Algarve

Professor Auxiliar