Dissertação

{en_GB=On the use of dark stores in omnichannel last-mile distribution} {} EVALUATED

{pt=Os retalhistas devem adaptar as operaçõoes para acompanharem a evolução do e-commerce. Adicionalmente, o aumento das expectativas dos clientes quanto à rapidez das entregas e experiência de compra sublinham a necessidade de melhoria no cumprimento das encomendas. O omnicanal é uma solução com potencial que, integrando canais online e offline, reduz o atrito, contudo, é um desafio operacional para os retalhistas. Neste trabalho, investigamos o uso de dark stores como potencial ponto de abastecimento para satisfazer a procura online numa rede omnicanal. É estudado o desempenho de três formulações: SFSW - envio da loja e armazém; SFDSW - envio da dark store e armazém; e SFSDSW - envio da loja, dark store, armazém. Este problema é formulado como um MILP, com maximização do lucro. A solução dos modelos determina a localização de armazéns e dark stores, enquanto que as lojas são ativos que podem ser mantidos ou fechados. O modelo determina ainda o fluxo de produtos entre os pontos da cadeia. A procura é tratada de forma endógena e elástica, em função da distância e dos níveis de concorrência nos mercados online e offline. Este problema é aplicado a três categorias de produtos: electrónicos, moda e alimentares. Os resultados avaliam a eficiência operacional e a rentabilidade das diferentes formulações. Os modelos SFSW e SFSDSW geram, em média, maior lucro que o SFDSW. Os produtos electrónicos são os que apresentam maior rentabilidade. As dark stores não alavancam a rentabilidade como as infraestruturas tradicionais, no entanto, há espaço para optimização e crescimento., en=Retailers need to adapt their operations to follow the evolution of e-commerce. Additionally, customers rising expectations for fast deliveries and shopping experience underline the need for improvement in order fulfillment. Omnichannel is a potential solution that by integrating online and offline channels reduces friction for customers. However, it is challenging to implement by retailers. In this work, we investigate the use of dark stores as a potential fulfillment node to support online demand in an omnichannel retail network. This research studies the performance of three channel designs: SFSW - ship from store and warehouse; SFDSW - ship from dark store and warehouse; and SFSDSW - ship from store, dark store and warehouse. The fulfillment problem is formulated as a profit maximizing mixed integer linear programming (MILP). Warehouses and dark stores’ locations can be decided through the model solution, whereas stores are given as retailer assets that can be maintained or closed. Product flows between all echelons are also determined. The demand is treated in an endogenous and elastic manner, as a function of distance and levels of competition in online and store markets. Three different product categories are separately treated in the model: electronics, fashion and food. Results evaluate the operational efficiency and profitability of different network configurations, showing that the SFSW and SFSDSW generate greater profit than the SFDSW. The electronics category is the most profitable of all. Dark stores do not leverage profit as the traditional facilities do, however, there is space for optimization and growth.}
{pt=Dark store, Omnicanal, E-commerce, Otimização da localização das entidades, en=Dark store, Omnichannel, E-commerce, Facility location optimization}

novembro 30, 2022, 12:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado