Dissertação

{en_GB=Locating Logistic Hubs The Case Study of Worten} {} EVALUATED

{pt=Hoje em dia é crucial para uma empresa se diferenciar da concorrência. Para a Worten, a solução é oferecer um serviço capaz de entregar encomendas em online em todo o continente português dentro de um prazo de duas horas. Atualmente, isto já está a ser feito em algumas lojas da Worten, servindo apenas clientes que se encontram dentro de um raio de cobertura limitado. A fim de atingir toda a procura de Portugal Continental, é necessário implementar vários centros logísticos para servir os 278 municípios espalhados por Portugal com o objetivo de servir as encomendas online. Com a informação fornecida pela Worten, foi possível conceber vários cenários que poderiam satisfazer os requisitos da empresa. Com base na localização e custo operacional de cada encomenda; as coordenadas, procura e custo por metro quadrado de cada município; e outros fatores, tais como raio de cobertura, capacidade do hub e percentagem da procura coberta, foi possível alcançar resultados interessantes. A partir dos diferentes cenários, foi possível concluir que múltiplas alocações podem ser mais rentáveis do que uma única. Além disso, o raio de 25 km é o modelo mais realista, mas pode facilmente ser o mais caro devido à curta área de cobertura. Finalmente, com 5 hubs logísticos, e dependendo do raio de cobertura, é possível cobrir entre 51% e 88% das encomendas online. Para concluir, serão apresentados vários cenários neste projeto, fornecendo várias linhas de ação na implementação de hubs logísticos., en=Nowadays is vital for a company to differentiate itself from the competition. For Worten, the solution is to offer a service capable of delivering online orders throughout Portugal’s Mainland within a two-hour window. Currently, this is already being in some Worten’s stores, only serving customers which are within a limited covering radius. To reach all of Portugal’s demand, it is necessary to implement several logistic hubs to serve the 278 municipalities spread along Portugal with the purpose of serving online orders. With the information provided by Worten, it was possible to design several scenarios that could meet the company’s requirements. Based on the location and operational cost of each order; the coordinates, demand and cost per square meter of each municipality; and other factors, such as covering radius, hub capacity and percentage of demand covered, it was possible to reach interesting results. From the different scenarios, it was possible to conclude that multiple allocations can be more cost-effective than single. In addition, the 25 km radius is the most realistic model but can easily be the most expensive due to the short covering area. Finally, with 5 logistic hubs, and depending on the covering radius, it is possible to cover between 51% and 88% of online orders. To conclude, several scenarios will be presented in this project, providing several courses of action when implementing logistic hubs.}
{pt=Logistic Hub, p-Hub Median, Single Allocation, Multiple Allocation, Location Problem, en=Logistic Hub, p-Hub Median, Single Allocation, Multiple Allocation, Location Problem}

dezembro 5, 2022, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Rafael Rodrigues

WORTEN

Licenciado em Engenharia

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado