Dissertação

{pt_PT=Intenção Empreendedora Entre Universitários: Uma Análise para Portugal} {} EVALUATED

{pt=A importância do empreendedorismo vai muito além da criação de um produto ou entrega de determinado serviço. O seu propósito também está diretamente ligado ao impacto do desenvolvimento socioeconómico das nações, como um importante agente de transformação socioeconómica. Devido a isso, tal assunto vem ganhando relevância no ambiente académico, com intuito de perceber melhor e desenvolver o empreendedorismo junto das camadas mais jovens da população e, particularmente, no caso dos estudantes universitários. Neste contexto, os estudos e discussões acerca da intenção empreendedora (IE) vêm ganhando relevância, em diversas áreas científicas empresariais e nos variados eixos educacionais, com intuito crescente de, por um lado, perceber os comportamentos e intenções dos universitários face ao empreendedorismo, para que o mesmo possa ser estimulado, por outro, suprir a necessidade de melhores estudos e conhecimento da IE e dos mecanismos que lhe estão subjacentes. A presente dissertação, visa rever a literatura acerca da IE e procura realizar a validação empírica das principais questões inerentes, fazendo o uso de uma análise estatística de regressões com a utilização dos dados quantitativos, provenientes do Questionário GUESSS, com foco em Portugal. O estudo foi conclusivo no que se propôs a analisar. Desse modo, foi constatada a importância da educação empreendedora como influência para uma IE, bem como, a maior predisposição para o empreendedorismo dentre um grupo específico de alunos. Servindo esse material, como uma importante ferramenta para fomentação do debate da intenção empreendedora no contexto universitário, e na melhora da exploração do tema no cenário particular de cada curso. , en=The importance of entrepreneurship goes far beyond creating a product or delivering a particular type of service. Its purpose is also directly linked to the impact of the socio-economic development of nations, as an important agent of socio-economic transformation. Because of this, this subject has been gaining relevance in the academic environment, in order to better understand and develop entrepreneurship among the youngest layers of the population and, particularly, in the case of university students. In this context, studies and discussions about entrepreneurial intention (IE) have been gaining relevance in several scientific business areas and in various educational axes, with the growing aim of, on the one hand, understanding the behavior and intentions of university students towards entrepreneurship, This dissertation aims to review the literature on EI and seeks to carry out the empirical validation of the main inherent issues, making use of a statistical analysis of regressions using quantitative data from the GUESSS Questionnaire, focusing on Portugal. The study was conclusive in what it set out to analyze. Thus, it was found the importance of entrepreneurial education as an influence for an EI, as well as the greater predisposition to entrepreneurship among a specific group of students. This material serves as an important tool for fostering the debate on entrepreneurial intention in the university context, and for improving the exploration of the theme in the particular setting of each course.}
{pt=Intenção Empreendedora, GUESSS, Empreendedorismo Estudantil, Análise Estatística, en=Entrepreneurial Intent, GUESSS, Student Entrepreneurship, Statistical Analysis}

setembro 20, 2021, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Miguel Areias Dias Amaral

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar