Dissertação

{pt_PT=Modelo de Internacionalização de uma Organização Sem Fins Lucrativos: Caso da Associação Just a Change} {} EVALUATED

{pt=As organizações sem fins lucrativos têm uma missão social que no caso da associação Just a Change é combater a pobreza habitacional reabilitando casas de famílias carenciadas através do trabalho voluntário. O objetivo deste trabalho é definir um modelo estruturado que permita a internacionalização de uma organização sem fins lucrativos, neste caso a Just a Change, sem comprometer o seu impacto e padrões de qualidade atuais. Após um estudo inicial da literatura existente sobre o tema, foi construído um modelo de replicação internacional do projeto, sempre considerando as características particulares de uma organização sem fins lucrativos . Foi feita uma análise do contexto atual da organização e da sua capacidade para a replicação em termos de sustentabilidade financeira e de criação de valor social. Foram analisados os vários modos de entrada possíveis num novo mercado para organizações sem fins lucrativos e foi escolhido o modelo de franchising social, uma vez que é o que melhor se adequa aos objetivos e modelo operacional da organização. De seguida, realizou-se um estudo para a escolha do país para onde a organização se deverá expandir. A Itália foi o país que demonstrou melhores resultados face aos parâmetros analisados. Desenvolveu-se uma base para a estratégia que deve ser seguida para se iniciar o projeto de replicação, com base em sete pilares: missão e visão, âmbito, responsabilidades no franchising, gestão da parceria, monitorização da qualidade, sustentabilidade financeira e enquadramento legal. Por fim, foi delineado o plano para um projeto piloto com a duração de 24 meses. , en=Nonprofit organizations have a social mission that, in the case of Just a Change association, is to fight the housing poverty by rehabilitating homes of needy families through voluntary work. The objective of this work is to define a structured model that allows the internationalization of a nonprofit organization, in this case Just a Change, without compromising its impact and current quality standards. After an initial study of the existing literature on the topic, a model for international replication of the project was built, always considering the characteristics of a non-profit organization and the corresponding limitations of this type of organizations. An analysis was made of the organization's current context and its capacity for replication in terms of financial sustainability and the creation of social value. The different possible ways of entering a new market for non-profit organizations were analyzed and the social franchising model was chosen, since it is the one that best suits the objectives and operational model of Just a Change. Then, a study was carried out to choose the country where Just a Change should expand to. Italy was the country that showed the best results in the analyzed parameters. A basis was developed for the strategy that must be followed to start the replication project, based on seven building blocks: mission and vision, scope, franchising responsibilities, partnership management, quality monitoring, financial sustainability, and legal framework. Finally, the plan for a 24-month pilot replication project was outlined. }
{pt=replicação internacional, internacionalização, sem fins lucrativos, franchising social, Just a Change, en=international replication, internationalization, nonprofit, social franchising, Just a Change}

Outubro 16, 2020, 10:15

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Simões Torres Preto

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado