Dissertação

{en_GB=Designing In-House Logistics Operations towards Industry 4.0. Volkswagen Autoeuropa Case-Study} {} EVALUATED

{pt=No paradigma atual, a indústria automóvel pode ser percecionada como um organismo vivo que é constantemente perturbado por fatores internos e externos. Num ambiente altamente competitivo, o alinhamento tecnológico com a indústria 4.0 é fundamental. Consequentemente, a Volkswagen Autoeuropa, membro do grupo Volkswagen, procura restruturar e redesenhar os seus processos de logística interna rumo à indústria 4.0, com o intuito de garantir elevados níveis de eficiência operacional. A hipótese da tese contribui para operacionalizar a implementação de veículos automatizados e também o suporte robótico durante o processo de preparação de encomendas (picking) na Volkswagen Autoeuropa. Uma primeira abordagem estática foi elaborada de forma a obter uma primeira solução de um cenário de quase total automação. Posteriormente, foi realizada uma análise mais completa e complexa. Para desenvolver a análise previamente mencionada, um modelo de simulação de eventos discretos foi devidamente desenvolvido e usado como um gêmeo digital para testar essas configurações totalmente inovadoras das operações de logística interna, através do software Visual Components 4.1. As principais conclusões são: os resultados obtidos enfatizaram fragilidades claras do software de simulação Visual Components 4.1; o novo processo identifica a possibilidade de economizar aproximadamente cinquenta e oito mil euros em termos de abastecimento de linha (redução de capital humano) por ano para uma sequência de componentes específica; concede uma contribuição no desenvolvimento de novas versões e recursos no setor de software de simulação. Adicionalmente, constrói os primeiros passos de um longo caminho que culmina na criação de um gêmeo digital para toda a unidade fabril., en=The automotive industry might be seen as a living organism which is constantly affected by internal and external factors. In a highly competitive business environment, the quest for not missing the 4.0 industry boat is enormous. Therefore, the Portuguese automotive plant, Autoeuropa, from Volkswagen Group, intends to re-design their in-house logistics procedures towards industry 4.0 in order to guarantee high levels of operational efficiency. The thesis hypothesis gives a contribution to operationalize the implementation of automated guided vehicles and also automated support during the picking procedure in Volkswagen Autoeuropa. In order to figure out the optimal almost full-automated scenario, a static analysis is developed. Afterwards, a more thorough analysis is carried out. For developing the aforementioned analysis, a discrete-event simulation model will be created and used as a digital twin to test those brand-new configurations of the in-house logistics operations, throughout Visual Components 4.1 software. The major findings are: the obtained results emphasized clear frailties of the simulation software Visual Components 4.1; the new process identifies a potential saving of approximately fifty-eight thousand euros in terms of line feeding (human capital reduction) per year for a specific sequence family of components; awards a contribution to the development of new versions and features in the simulation software industry. It also opens the door and takes the first steps of a long way which culminates into the creation of a digital twin for the entire factory.}
{pt=Logística Interna, Indústria Automóvel, Simulação, Supermercado, Abastecimento de Linha de Montagem, Veículos Automatizados., en=In-House Logistics, Automotive Industry, Simulation, Supermarket, Line Feeding, Automated Guided Vehicles.}

Julho 23, 2020, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado