Dissertação

{en_GB=Relationship between marketing innovation and other innovation types: an empirical analysis of Portuguese firms} {} EVALUATED

{pt=Inovações de marketing são uma fonte de vantagens competitivas para as empresas. No entanto, para se obterem essas vantagens, deve-se compreender qual a relação que estas possuem com os diferentes tipos de inovação (produto, processo e organizacional). Este trabalho aborda o conceito de inovação de marketing e tenta perceber a sua relação com os outros tipos de inovação. Através da revisão de literatura foi possível identificar que existe uma potencial relação complementar entre inovação de marketing, e os seus subtipos, e as inovações de produto, processo e organizacional. Desta forma, foram definidas hipóteses de investigação que foram verificadas através de um modelo de regressão logística logit e com recurso a dados relativos à inovação de empresas Portuguesas provenientes do Inquérito Comunitário à Inovação 2016 (CIS 2016), referentes ao período entre 2014 e 2016. Os resultados mostram que as inovações de marketing têm um efeito positivo em todos os outros tipos de inovações. Em relação aos subtipos de inovação de marketing, inovação de design de produto, inovação promocional, inovação de canais de distribuição e inovação de preços, foi verificado estes têm um efeito positivo tanto em inovações tecnológicas como em inovações organizacionais., en=Marketing innovations are a source of competitive advantages for companies. However, to obtain these advantages, is important to understand the relationship they have with the different types of innovations, such as product innovation, process innovation and organizational innovation. This study addresses the concept of marketing innovation and tries to understand its relationship with other types of innovation. Through the literature review carried out, it was possible to identify that there is a potential complementary relationship between marketing innovation, and its subtypes, and product, process, and organizational innovations. Afterwards, were defined research hypotheses, that were verified through a logistic regression model, logit, and using data related to the innovation of Portuguese companies from the Community Innovation Survey 2016 (CIS 2016), for the period between 2014 and 2016. The results show that marketing innovation has a positive effect on all other types of innovations. Regarding the subtypes of marketing innovation, product design innovation, promotional innovation, placement innovation and pricing innovation, these have been found to have a positive effect on both technological innovations and organizational innovations.}
{pt=Inovação de marketing, inovação não tecnológica, inovação tecnológica, CIS, en=Marketing innovation, non-technological innovation, technological innovation, CIS}

Janeiro 28, 2021, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Simões Torres Preto

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado