Dissertação

{pt_PT=Entrada no Mercado da Comparação de Seguros. Caso do ComparaJá.pt} {} EVALUATED

{pt=A existência de dispersão de preços no mercado dos seguros é um facto conhecido e muito estudado por vários autores. Esta dispersão deve-se, em grande parte, ao tempo e esforço exigidos aos consumidores para comparar as muitas ofertas existentes no mercado, fazendo com que este acabe por optar por uma proposta mais cara ou menos adequada às suas necessidades por falta de acesso a informação. A entrada do ComparaJá.pt – comparador de produtos financeiros e telecomunicações – no mercado da comparação de Seguros em Portugal vem reduzir os custos de mudança do consumidor ao permitir que numa só página online estejam presentes as informações mais relevantes de todos os produtos. Esta dissertação tem como objetivo a construção de um Modelo de Negócios para a entrada do ComparaJá no mercado da comparação de Seguros em Portugal. Ao longo da Dissertação foi desenvolvido um estudo sobre o Modelo de Negócios atual do ComparaJá.pt e uma análise ao estado do mercado dos seguros. A revisão da literatura teve como objetivo cimentar o conhecimento sobre Modelos de Negócios, plataformas digitais e custos de mudança. Construído o modelo, foi analisada a rentabilidade operacional de cada ramo de forma a estudar a viabilidade financeira do negócio. Concluiu-se com esta análise que o negócio da comparação de Seguros tem um elevado potencial financeiro e que, aproveitando a ausência de um comparador com relevância no mercado português, o ComparaJá deve investir e avançar com este projeto. , en=The existence of price dispersion in the insurance market is a known fact and has been studied by many authors. This dispersion is due, in large part, to the time and effort required from consumers to compare the many offers on the market, making it end up opting for a more expensive proposal or less suited to their needs due to lack of access to information. The entry of ComparaJá.pt - comparator of financial products and telecommunications - in the Insurance comparison market in Portugal reduces the switching costs of consumers by allowing the most relevant information of all products to be present in a single online page. This dissertation aims to build a Business Model for ComparaJá to enter the Insurance comparison market in Portugal. Throughout the Dissertation, a study was developed on ComparaJá.pt's current Business Model and an analysis of the state of the insurance market. The literature review aimed to cement knowledge about Business Models, digital platforms and switching costs. After the model was built, the operational profitability of each branch was analyzed in order to study the financial viability of the business. It was concluded with this analysis that the Insurance comparison business has a high financial potential and that, taking advantage of the absence of a relevant comparator in the Portuguese market, ComparaJá should invest and move forward with this project. }
{pt=ComparaJá.pt, Seguros, Modelo de Negócios, Two-sided Market, Sites de Comparação de Preços, Custos de Mudança, en=ComparaJá.pt, Insurance, Business model; Two-sided Market, Price Comparison Websites, Switching Costs}

Janeiro 25, 2021, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Maria Margarida Martelo Catalão Lopes de Oliveira Pires Pina

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar