Dissertação

{pt_PT=Motivations, intentions and strategies of entrepreneurs for the development of High Growth Firms in Portugal} {} EVALUATED

{pt=Ao longo de vários anos, o empreendedor era uma figura invisível na literatura micro e macroeconómica e as ECEs eram um fenómeno sobre o qual não existia reflexão. Complementarmente, tratava-se de um termo ambíguo pois existem diferentes interpretações do termo crescimento e como este é medido. Desde, o início do século 20, devido ao trabalho de alguns investigadores e economistas chave, estes termos ganharam maior interesse e relevância para a comunidade científica e também aos olhos dos decisores políticos. Como ponto de partida, este trabalho procura, de acordo com as ideias concetuais aplicadas a partir da literatura relevante, dar uma definição precisa das principais palavras chave e providenciar uma visão mais ampla sobre este tema. A revisão da literatura pretende, também, ajudar a identificar diferentes hipóteses que podem justificar o fenómeno de crescimento de uma empresa através de uma revisão sistemática e estruturada da literatura. Esta tese fornece novas e relevantes revisões sobre este pequeno, mas importante grupo restrito de empresas, trazendo mais conhecimento para a literatura económica e empreendedora, delineando, em primeiro lugar, como o desenvolvimento das empresas de crescimento elevado era apoiado nas motivações, intenções e estratégias do empreendedor e, em segundo lugar, ao incluir a gestão estratégica como um potencial agente explicativo do fenómeno de crescimento de negócio, tendo uma relevância significante a nível académico e para a prática. Para além disso, apresenta, também, importância em matéria de políticas públicas para apoiar o potencial de crescimento dos negócios., en=For many years, the entrepreneur was an invisible figure in the relevant micro and macroeconomics literature and HGFs were a phenomenon with a non-existent reflection and an ambiguous term since there are different interpretations to the term growth. However, from the early 20th century onwards, due to the works and research of some key economists, the terms have gained a more relevant space for economics and interest from policy makers. At entry, this work tries to unravel, according to conceptual and applied insights from the relevant literature, an accurate definition for the principal keywords associated and to provide a wider vision on the subject. The literature review also aims to help pinpoint different hypotheses to justify the business growth phenomenon and to explore the causes of HGF through a systematic and structured literature review This thesis provides important central and objective review about this small but important restricted group of firms to both economics and entrepreneurship literature, by, firstly, outlining how the development of HGFs are backed in the motivations, intentions and strategies of the entrepreneur and, secondly, to include the strategic management as a potential explanatory agent of business growth phenomenon, having significant academic and practical relevance and has also significance concerning public policies to support potential business growth.}
{pt=Empreendedorismo, Portugal, Gazelas, ECE, Gestão estratégica, Crescimento empresarial., en=Entrepreneurship, Portugal, Gazelles, High Growth Firms, Strategic management, Firm Growth.}

Novembro 19, 2018, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Miguel Areias Dias Amaral

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar