Dissertação
{pt_PT=Container and Berth Allocation, and Yard Crane Deployment at the Liscont’s Container Terminal} {} EVALUATED
{pt=Num mundo em que a economia está constantemente a crescer, tal como a procura nos mercados globais, os navios são uma das melhores soluções para transportar grandes quantidade de mercadorias para médias e longas distâncias com um custo eficiente. No entanto, este tipo de transportes cria uma grande pressão nos terminais marítimos, causada pela capacidade crescente dos navios e consequente aumento das exigências operacionais para os carregar e descarregar. O caso em estudo é o do terminal de contentores de Alcântara que pertence à Liscont. Neste estudo analisam-se diferentes abordagens existentes na literatura para resolver problemas associados a terminais de contentores, tais como: a alocação dos contentores a zonas de parqueamento em terminais; a distribuição de tarefas pelos recursos utilizados para movimentar os contentores; e a atribuição eficiente do local onde o navio irá atracar. Os métodos apresentados recorrem à programação inteira mista, com vista à obtenção de soluções eficientes para os problemas antes referidos. Três algoritmos são apresentados, dos quais, dois são implementados em GAMS. O terceiro algoritmo serve para reagir à imprevisibilidade da chegada dos contentores ao terminal. No fim é possível verificar uma melhoria substancial nos resultados, face aos dados históricos fornecidos pelo Terminal o que comprova a eficiência dos métodos usados., en=In a world where the economy is constantly increasing as well as the demand in the global markets, shipping as turned to be one of the most viable solution being able to carry large quantities for medium and large distances with efficient cost. However, this type of transportation creates a lot of pressure on the maritime terminals due to the increasing capacity of ships and consequently the exigency level of the operations of loading and unloading the ships. The case in study is the container terminal of Alcântara, that belongs to Liscont. In this study different approaches will be analysed in the existent literature, regarding the problems associated with container terminals, such as: the allocation of containers in the terminal yard; the deployment of yard cranes to move the containers; and the selection of the position of where the ship should take berth in the quay side of the terminal. The methods presented are based on Mixed Integer Programming, to achieve an efficient solution for the objectives previously mentioned. Three algorithms are presented, of which, two of them are implemented in the software tool GAMS. The third algorithm is used to react to the unpredictability of the arrival of the containers to the terminal. In the end it is possible to verify a substantial increase of the expected efficiency in the operations.}
novembro 20, 2018, 14:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar