Dissertação
{pt_PT=Technology Acceptance in Education. The teacher-related barriers to the acceptance of the interactive whiteboards in Portuguese public schools} {} EVALUATED
{pt=A tecnologia está hoje presente em tudo o que fazemos. É uma poderosa ferramenta no trabalho, no lazer, na comunicação, no ensino... É uma ferramenta cada vez mais indispensável para muitos profissionais e os professores não são exceção. Tanto professores como alunos beneficiam da sua utilização na sala de aula e avultados investimentos têm sido feitos nesse sentido. Contudo, para se alcançarem os benefícios esperados, há um fator fundamental que é, muitas vezes, ignorado - os professores. Entender os fatores determinantes da aceitação de tecnologia por professores portugueses é o objetivo maior deste trabalho. Propõem-se uma extensão ao Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), que integra as variáveis -influência dos alunos, satisfação profissional, apoio técnico, formação e idade - para entender os fatores que determinam a intenção de uso do quadro interativo. O modelo proposto foi testado com dados recolhidos por resposta a um questionário. A análise empírica recorreu à modelação de equações estruturais, testando a validade tanto do modelo de medição quanto do estrutural. Os resultados confirmam a influência da satisfação profissional, da facilidade percebida de uso, da utilidade percebida, da influência dos alunos e da formação na intenção de uso do quadro interativo, sendo que a utilidade percebida demonstrou estatisticamente uma maior influência. É também sugerido pelos resultados obtidos que a facilidade percebida de uso tenha uma importância maior para os professores mais velhos. Depois de na análise serem propostos dois novos caminhos, o modelo explica 85% da variância na intenção de uso do quadro interativo. , en=Technology is nowadays present in everything people do. It is a powerful tool for people to work, entertain, communicate, learn, or teach. Technology is a needful tool for many professionals, and teachers are not an exception. Both students and teachers benefit from the use of technology in classrooms, and there has been considerable investment in that sense. However, there is a key factor to see return, that is commonly ignored, the teachers. Knowing the factors that determine the acceptance of technology by Portuguese teachers are this study’s main concern. This study proposes an extended Technology Acceptance Model (TAM) that integrates students’ influence, job satisfaction, technical support, training and age into the original model to explore the factors that affect the usage intention towards the interactive whiteboard by Portuguese teachers. The proposed model was tested using the data collected from a questionnaire developed for this study. The empirical analysis is carried out by the two step structural equation modeling, assessing the reliability and validity of both the measurement and structural models. The results confirm the positive effects of job satisfaction, perceived ease of use, perceived usefulness, students’ influence, and training (trough perceived ease of use) in the intention to use the interactive whiteboard. Perceived usefulness had the largest positive influence. It is also suggested by the results that perceived ease of use gains importance as a determinant of intention for older teachers. After two new paths were proposed during the analysis, the model explains 85% of the variance in usage intention. }
novembro 5, 2018, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Prof Auxiliar Convidado