Dissertação

{pt_PT="Logistics Challenges in a New Distribution Paradigm: Drone Delivery Connect Robotics Case Study"} {} EVALUATED

{pt=Esta dissertação analisa um novo paradigma imposto pela integração de veículos aéreos não tripulados, comummente apelidados de drones, em processos logísticos e de distribuição. Este trabalho é motivado por um caso de estudo real, onde a empresa Connect Robotics, o primeiro operador de transporte por drones em Portugal, quer implementar entregas por drone no seu cliente, a Farmácia da Lajeosa, o que requer lidar com desafios logísticos causados pelas características dos drones. Para compreender como abordar estes desafios, o panorama nacional e internacional das entregas por drone é escrutinado, tal como as novas tendências da indústria da logística e transporte, o futuro dos drones para entregas e as várias abordagens a problemas de entregas com drones. Curiosamente, a literatura realça a relevância do problema estudado visto que os estudos pesquisados consideram que os drones serão eventualmente adotados para as entregas de última milha em zonas rurais. Em relação às abordagens revistas na literatura para os problemas de entrega com drones, o Parallel Drone Schedulling Travelling Salesman Problem (PDSTSP) foi considerado o mais semelhante ao problema da Farmácia da Lajeosa tendo em conta que a sua formulação considera a integração do drone paralelamente a veículos rodoviários. Assim sendo, este trabalho propõe o Parallel Drone Scheduling Vehicle Routing Problem (PDSVRP) que é baseado no PDSTSP mas permite múltiplas rotas de veículos rodoviários. Quatro variantes do problema foram modeladas e implementadas com dados reais para apoiar análises e decisões. Finalmente, os resultados obtidos sugerem que é possível reduzir custos e tempos de entrega., en=This dissertation analyses a new paradigm imposed by the integration of unmanned aerial vehicles (UAV), commonly referred to as drones, in logistics and distribution processes. This work is motivated by a real case-study, where the company Connect Robotics, the first drone delivery provider in Portugal, wants to implement drone deliveries in their client, “Farmácia da Lajeosa”, which requires tackling the logistics challenges brought by the drones’ characteristics. To understand how to approach these challenges, the national and international outlook of drone deliveries is scrutinised, as well as the new trends in the logistics and transportation industry, the future role of drones in delivery and the several approaches to delivery problems with drones. Interestingly, the literature highlights the relevance of the problem studied since the researched studies consider that drones will eventually be adopted in the future for the last-mile deliveries in rural areas. Regarding the approaches reviewed for drone delivery problems, the parallel drone scheduling travelling salesman problem (PDSTSP) was considered the most similar to the problem of Farmácia da Lajeosa since its formulation considers the drone integration concurrently with a road vehicle. Therefore, this work proposes the parallel drone scheduling vehicle routing problem (PDSVRP), which is based on the PDSTSP but allows for multiple road vehicle routes. Four variants of this problem were modelled and implemented with real data to support analyses and decisions. Finally, the results obtained suggest that it is possible to obtain savings in the cost and transportation time of the deliveries.}
{pt=entregas por drone, veículos aéreos não tripulados, entregas de última milha, problemas de rotas de veículos, tendências de transporte, tendências logísticas, en=drone deliveries, unmanned aerial vehicles, last-mile deliveries, vehicle routing problem, transportation trends, logistics trends}

Novembro 13, 2018, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar