Dissertação

{pt_PT=Analysis of surgical processes. Central Operating Theatre from Centro Hospitalar Lisboa-Norte} {} EVALUATED

{pt=No Sistema de Saúde Português, os hospitais são organizações críticas, cuja performance deve considerar a melhoria contínua para garantir as necessidades dos pacientes. Em particular, os Blocos Operatórios são de grande importância para os hospitais pois têm um grande impacto nos custos e receitas, e ainda no fluxo de trabalho de outros serviços no hospital. Estes aspetos, associados a elevadas listas de espera, levam à preocupação de intensificar o serviço prestado através da melhoria da eficiência nas operações. Com isto, o Bloco Operatório Central (BOC) do Centro Hospitalar Lisboa Norte é usado como caso de estudo. A identificação do problema começa com a apresentação da unidade – ex. processos. Assim, é possível identifica-se um problema de ineficiência que é o foco deste trabalho. Considerando este contexto, é realizada uma revisão de literatura, que aborda temas como as causas de ineficiências e soluções nos serviços de saúde, técnicas e metodologias utilizadas, indicadores de desempenho e stakeholders. Todos estes aspetos constituem uma base de trabalho para a metodologia aplicada. A metodologia desenvolvida combina as metodologias Lean e Business Process Redesign. É ainda composta por vários passos que pretendem proporcionar um conhecimento, desenvolvimento de soluções e implementação das mesmas. O processo perioperatório do BOC é mapeado e descrito, incluindo os recursos necessários para as suas atividades. Deste modo, os pontos de falha no processo são identificados qualitativamente e são propostas soluções. Foram ainda desenvolvidas duas soluções: indicadores do intraoperatório para avaliação do sistema e tool para planeamento da sala operatória e do material. , en=In the Portuguese Health System, hospitals are critical organizations whose performance should be focused in a continuous improvement to guarantee the patient’s needs. In this set Central Operating Theatres (COTs) are of most importance to the hospitals since these units have high impact on costs, revenues and on the other services provided by the organization. These aspects associated with large surgical waiting lists lead to the concern of enhancing the provided service by improving efficiency across all operations. With this, COT of Centro Hospitalar Lisboa-Norte is used in this project’s case study. The identification of the problem under study begins with the presentation of the unit – e.g. processes. With this, it is possible to identify a problem of inefficiency which is the focus of this work. In this context, a literature review is performed considering Healthcare inefficiencies’ causes and solutions, methodologies and techniques in healthcare, Operating Room (OR) indicators and stakeholders. All these aspects aim to provide a baseline to the applied methodology. The methodology is composed by several steps which intends to provide understanding, solutions development and implementation of the accessed solutions. Considering this, the methodology combines Lean methodologies and Business Process Redesign. The perioperative process of COT is mapped and described, including the required resources. With this, the flaw points within the process were qualitatively accessed and solutions proposed. In addition, two solutions are developed: intraoperative indicators to evaluate the system and the tool for OR scheduling and material planning. }
{pt=Bloco Operatório Central, Processo Peri operatório, ineficiência, Lean, Business Process Redesign, indicadores de intraoperatório., en=Central Operating Theater, Perioperative Process, Inefficiency, Lean, Business Process Redesign, Intraoperative indicators.}

Novembro 13, 2018, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Inês Marques Proença

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar