Dissertação

{pt_PT=Novas Tendências no Comércio Urbano - O caso do Mercado de Campo de Ourique} {} EVALUATED

{pt=Nas últimas décadas, os centros urbanos verificaram o aparecimento de novos formatos comerciais emergentes. Tem a presente dissertação o objetivo de abordar os impactos de um formato comercial em particular que surgiu reinventado e que tem sido uma peça importante na evolução experimentada pelo sector comercial nos últimos anos – os mercados municipais. A requalificação e revitalização dos mercados municipais tem sido uma das estratégias usadas para dar coesão e revitalizar os bairros e as cidades, e introduz uma nova dinâmica dentro do próprio mercado e na relação do mesmo com a cidade. A partir do caso de estudo do mercado de Campo de Ourique e através de uma da análise exaustiva da informação recolhida juntos dos diferentes stakeholders, são estudados os impactos da revitalização deste mercado municipal ao nível do comércio circundante e da dinâmica do bairro onde o mesmo se encontra. É feita uma análise aos princípios que levaram à sua reestruturação e à aplicabilidade do modelo noutros mercados. Por fim, são identificadas algumas lacunas e oportunidades na implementação do modelo em estudo e são elaboradas propostas e sugestões baseadas na análise que foi feita ao longo desta dissertação. , en=In recent decades, urban centers experimented the appearance of new emerging commercial formats. This thesis addresses the impact of a specific commercial format that emerged reinvented and has been an important part of the evolution experienced by the commercial sector in recent years - city markets. The requalification and revitalization of local markets has been one of many strategies used to connect and revitalize neighborhoods and cities, and introduces a new dynamic not only within the market but also between the market and the city. Using as a case study the Campo de Ourique market, and through an exhaustive analysis of information collected with the support of the stakeholders involved in this project, it was possible to study the impact of the revitalization of this city market regarding not only the dynamic experienced in its own neighborhood, but also the surrounding businesses. The elements that led to restructuring the market are analyzed, as well as the applicability of this model in similar markets. Finally, gaps and opportunities are identified in the implementation of this model and therefore some proposals and suggestions are presented, based on the analysis throughout the thesis. }
{pt=Mercado Municipal, Mercado de Campo de Ourique, Comércio alimentar, Requalificação, en=City Markets, Campo de Ourique market, Food markets, Requalification}

junho 13, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Agostinho De Oliveira Soares

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado