Dissertação

{pt_PT=Avaliação de Desempenho em Entidades do Sector da Saúde} {} EVALUATED

{pt=Este trabalho visou o desenvolvimento de uma abordagem teórica da metodologia do Balanced Scorecard (BSC), para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) Português como instrumento de gestão estratégica e avaliação de desempenho. Após a análise do ambiente socioeconómico a que está sujeito, e da aferição dos principais desafios e limitações do SNS, procedeu-se à revisão da missão, valores, visão e estratégia, a fim de desenvolver as perspetivas do BSC. Devido à natureza pública do SNS foi decidido construir um scorecard cinco perspetivas. Promover a missão ao topo do scorecard, seguido por clientes/stakeholders e a perspetiva financeira / orçamental, com igual importância, terminando com processos internos e aprendizagem e crescimento por esta ordem. Posteriormente foram atribuídos catorze objetivos, distribuídos pelas perspetivas deferentes, culminando esse processo na elaboração do mapa estratégico. Em paralelo, foram sendo estabelecidas as metas e iniciativas que suportam para cada objetivo. Finalmente, foi obtido um scorecard com 14 objetivos e 45 indicadores distribuídos por 5 perspetivas. O BSC foi adaptado a um serviço público, com dimensões enormes, e provou ser flexível o suficiente para acomodar todos os elementos que tiveram de ser tomados em consideração. A aplicação prática é deixada para trabalho futuro., en=This work aimed at developing a theoretical approach of the Balanced Scorecard (BSC) methodology, for the Portuguese Health Services (SNS) as a strategic management and performance evaluation tool. After the socio economic environment analysis in order to disclosure the SNS major challenges and limitations, we proceeded with the revision of the mission, values, vision and strategy in order to develop the perspectives of the BSC. Due to the public nature of the SNS it was decided to build a five perspective scorecard. Promoting the mission to the top of the scorecard, followed by clients/stakeholders and financial/budget perspectives with equal importance, finishing with internal processes and learning and growth by this order. Afterwards were assign fourteen objectives, distributed by the deferent perspectives, culminating this process in the preparation of the strategic map. In parallel, the measurement system was established, followed by the setting of targets and initiatives. Finally, a scorecard with 14 objectives and 45 indicators distributed by 5 perspectives was obtained. The BSC was adapted to a public service, with huge dimensions, and prove to be flexible enough in order to accommodate all the elements that had to be considerate. A practical implementation is left for future work.}
{pt=Balanced Scorecard, Gestão de serviços públicos de saúde, avaliação de performance, Sistema Nacional de Saúde, en=Balanced Scorecard, Management of health public services, performance evaluation, National Health System}

junho 4, 2015, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Marcelino Dias Zambujal de Oliveira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar