Dissertação

{pt_PT=Estudo de Oportunidades que Permitam a Melhoria da Gestão do Plano Integrado} {} EVALUATED

{pt=O objetivo deste trabalho é estudar a ocorrência de falha na infraestrutura de portagem da Brisa, por forma a reunir informação acerca das suas causas e motivações, que possam aumentar o seu conhecimento, e assim, facilitar a tomada de medidas que permitam aumentar a eficácia da gestão da operação de manutenção. Este trabalho parte da autoestrada do Sul para estudar a viabilidade de uma solução relativa ao planeamento das operações de manutenção, baseadas na análise e modelação dos dados históricos referentes ao comportamento de falha dos componentes no passado. Assim, será numa primeira fase compreendido o comportamento de falha nas infraestruturas de portagem e verificadas possíveis motivações para o mesmo. A partir desta análise será selecionado o sistema com maior taxa de incidência de falha, a partir do qual será elaborado o caso de estudo. Este sistema será analisado em termos da sua arquitetura, modo de funcionamento e padrão de falha, por forma a perceber as suas necessidades em termos de manutenção, e quais as motivações dessas necessidades. A última fase passará pelo desenvolvimento de um modelo de previsão adequado ao comportamento de procura específico de cada subsistema. Por fim, será elaborada uma sugestão para a localização teoricamente ideal de armazenamento dos subsistemas e componentes que verificaram procura no passado , en=The objective of this work is to study the occurrence of failure at Brisa's toll facilities, in order to gather information about its causes and motivations, to increase their knowledge, and thus facilitate the taking of measures to improve the effectiveness of the operations management. This paper is focused on the South motorway to study the feasibility of a solution on the planning of maintenance operations, based on the analysis and modeling of historical data on the failure behavior of components in the past. Thus, it will be understood in a first phase the fault behavior in toll infrastructure and verified possible reasons for the same. From this analysis, it will be selected the system with the highest incidence rate of failure, from which will be developed the case study. This system will be analyzed in terms of its architecture, operating mode and pattern of failure in order to understand their needs in terms of maintenance, and what drives those needs. The last phase involves the development of a suitable forecasting model specific to the demand behavior of each subsystem. Finally, we will elaborate a suggestion for the theoretically ideal location storage subsystems and components that have been found demanded in the past }
{pt=Manutenção, Metodologias de Previsão, Componentes de Manutenção, Gestão Integrada, en=Maintenance, Forecasting Methodologies, Spare Parts, Integrated Management}

novembro 19, 2015, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Elsa Maria Pires Henriques

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado