Dissertação
{pt_PT=Responsabilidade Social nas PME´s: Vantagem Competitiva?} {} EVALUATED
{pt=O objetivo principal desta pesquisa é verificar se as políticas de Responsabilidade Social são vistas como instrumentos, a fim de alcançar uma vantagem competitiva para as pequenas e médias empresas (PME). Investigou-se igualmente quais as práticas que existem nas PME portuguesas que poderiam estar relacionadas com o conceito de responsabilidade social corporativa (RSC), e se a implementação dessas práticas é intencional e explícita, ou não, bem como a sua frequência. Relacionado com este objetivo principal, um conjunto de questões secundárias foram feitas. Em primeiro lugar, avaliar se o fato de serem PMEs prevê alguma flexibilidade, constituindo um fator facilitador para a implementação de práticas de Responsabilidade Social (RS), ou se, por outro lado, o nível de recursos restringe o seu desenvolvimento. Em segundo lugar, compreender o tipo de vantagens que derivam da implementação da RS. Em terceiro lugar, pretende-se perceber quais são as motivações dos proprietários-gestores para implementar estas práticas. Finalmente, entender como as PME comunicam estas iniciativas, interna e externamente, bem como o nível de formalização adotado. , en=The primary objective of this research is to ascertain whether Corporate Social Responsibility policies are seen as instrumental in order to achieve competitive advantage for small and medium-sized enterprises (SMEs). To accomplish this, it is also desired to investigate which practices exist in Portuguese SMEs that could be related with the concept of corporate social responsibility (CSR), and if the implementation of those practices is intentional and explicit, or not, as well as its frequency. Related to this main goal, a set of secondary questions were made to which the research may answer. First, evaluate if the fact of being SMEs provides some flexibility, being a facilitating factor for the implementation of CSR practices, or if, on the other hand, the level of resources restricts the development of CSR. This will help to understand which are the inhibiting and the facilitating factors of the implementation of CSR initiatives. Second, to understand the kind of advantages that derive from the implementation of CSR. Third, to realize which are the motivations of owner-managers to implement these practices. Finally, to understand how SMEs communicate these initiatives, internally and externally, as well as the level of formalization adopted. }
novembro 19, 2015, 17:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Prof Auxiliar Convidado