Dissertação
{en_GB=Carbon Leakage: Empirical Evidence from the European Union Emissions Trading System (EU ETS)} {} EVALUATED
{pt=O EU ETS é o maior sistema de cap-and-trade do mundo, abrangendo mais de 10,000 unidades industriais e representando 40% das emissões de gases efeito de estufa da UE. Contudo, políticas ambientais rigorosas, como o EU ETS, podem comprometer a competitividade de empresas locais, transferindo a produção intensiva em carbono para regiões com menor regulação ambiental — um processo conhecido como carbon leakage. Utilizando dados empíricos de 2013 a 2018, durante a terceira fase do EU ETS, esta dissertação investiga a ocorrência de carbon leakage como resultado do EU ETS e de outras políticas ambientais. Entre as principais conclusões, verificou-se que um aumento de uma unidade no preço das licenças de carbono tem um efeito médio significativo de 0.4% nas emissões de CO2 baseadas em consumo, indicando carbon leakage. Por outro lado, impostos nacionais sobre emissões apresentam um efeito negativo nas emissões baseadas em consumo, sugerindo que preços estáveis de emissão oferecem um maior incentivo a inovações sustentáveis. Adicionalmente, os resultados sugerem que impostos nacionais sobre emissões podem levar a carbon leakage doméstico dentro da UE. A UE recentemente desenvolveu medidas para enfrentar tanto a carbon leakage como a volatilidade dos preços das licenças, o Mecanismo de Ajustamento Carbónico Fronteiriço e a Reserva de Estabilidade do Mercado. Devido à recente implementação, ainda não há evidências suficientes para uma avaliação empírica destas políticas; portanto, apenas suas formulações são aqui discutidas. Esta dissertação fornece uma ampla avaliação crítica das políticas ambientais globais, podendo apoiar decisores políticos na formulação de novas regulamentações., en=The EU ETS stands as the world's largest cap-and-trade system, covering over 10,000 industrial sites, and accounting for 40% of all EU’s GHG emissions. Nevertheless, stringent environmental regulations, like the EU ETS, can compromise local businesses’ competitiveness, shifting carbon-intensive production to less environmentally regulated regions — a process known as carbon leakage. Using empirical data from 2013 to 2018, within the third phase of the EU ETS, this dissertation explores carbon leakage due to the EU ETS and other environmental policies. Amongst key results, it was found that a one-unit increase in allowance price has a significant positive average effect of 0.4% on CO2 consumption-based emissions, indicating carbon leakage. In contrast, national emission taxes negatively affect consumption-based emissions, showing that stable emission prices provide a stronger incentive for low-carbon innovation. Additionally, results suggest that complementing national emission taxes with the international EU ETS can lead to domestic carbon leakage within the EU ETS members. Finally, results show lack of empirical evidence for the theory that carbon leakage increases when importing from developing nations. The EU has developed measures to address both carbon leakage and price volatility issues, the Carbon Border Adjustment Mechanism and Market Stability Reserve. As recently implemented policies, insufficient evidence does not allow their empirical evaluation, yet policy designs are still discussed. This dissertation provides a basis for deeper exploration and critical evaluation of current global environmental policies. The findings discussed can support policymakers in formulating better regulations to address carbon leakage.}
dezembro 2, 2024, 14:0