Dissertação

{en_GB=Quality in health care: A systematic literature review applied to hospital care} {} EVALUATED

{pt=Desde os primórdios da humanidade, diversos autores têm tentado definir e quantificar a qualidade da saúde. No entanto, não existe nenhum consenso, pois existem múltiplas perspetivas e situações socioeconómicas. Foram encontrados poucos artigos sobre o tema, mas a maioria está desatualizada ou foca-se em temas específicos como tipos de hospitais, tecnologias, serviços, etc. Diante disso, foi feita uma revisão literária utilizando a metodologia PRISMA, para entender como os autores quantificam a qualidade hospitalar e preenchem a lacuna existente na literatura. Mais de 32 mil artigos foram encontrados, mas apenas 66 foram selecionados e analisados. Esses dados permitiram uma melhor compreensão das tendências entre as dimensões, medidas e pesquisas utilizadas, e as correlações entre as dimensões mais utilizadas em cada país, a forma como os cuidados de saúde são financiados e o desenvolvimento de cada país. A análise dos artigos mostrou um claro interesse em quantificar a qualidade com base nos serviços, principalmente usando o framework SERVQUAL. Foi encontrado um total de 50 dimensões diferentes e 650 medidas nos artigos, porém, a frequência de utilização é reduzida. Por fim, outra conclusão e ́ a necessidade de diferentes dimensões dependendo do desenvolvimento do país, o que não acontece quando se considera a forma como a saúde é financiada. As principais conclusões demonstram a dificuldade de uma aceitação geral do que deve ser a qualidade na assistência à saúde. O primeiro passo deve ser uniformizar as dimensões e medidas existentes, pois algumas são muito semelhantes, e a maioria delas pode causar alguma complexidade., en=Since the begging of humankind, several authors have tried to define and quantify health care quality. However, there is no consensus since there are multiple perspectives and different social-economic situations. A few articles were found regarding this matter, but most are outdated or focus on different topics such as types of hospitals, technologies, services, etc. Considering this, a literature review was done using the PRISMA methodology, to understand how authors quantify hospital quality and fulfill the current literature gap. More than 32 thousand articles were found, but only 66 were selected and posteriorly analyzed. This data provided a better understanding of the trends between dimensions, measures and surveys used, and the correlations between the most used dimensions in each country, the way health care is financed, and the development of each country. Analyzing the articles showed a clear interest in quantifying quality based on the services, especially using the SERVQUAL framework. In addition, a total of 50 different dimensions and 650 measures were found in the articles, however, just a few had a high rate of use. Finally, another conclusion is the necessity of different dimensions depending on the country’s development, which does not happen when considering how health care is financed. The main conclusions demonstrate the difficulty of a general acceptance of what quality in health care should be. The first step should be to uniformize the existing dimensions and measures since some are very similar, and most of them can cause some overwhelm.}
{pt=Qualidade hospitalar, Saúde, Revisão literária, PRISMA, Meta-analysis, en=Hospital quality, Health care, Systematic review, PRISMA, Meta-analysis}

novembro 23, 2022, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Diogo Filipe da Cunha Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Sara Silva Rodrigues da Costa Domingues

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar Convidado