Dissertação

{pt_PT=A construção de uma academia formativa: O caso de estudo Hovione} {} EVALUATED

{pt=Além de ser o único recurso que não pode ser copiado porque as suas competências são únicas, o capital humano também serve como facilitador em assegurar a qualidade e conformidade dos produtos. Dada a importância deste ativo, o investimento no conhecimento e nas competências das pessoas através da formação têm-se evidenciado nas organizações. Para além de fomentar a aprendizagem contínua, a formação profissional possibilita a obtenção das qualificações legalmente impostas, a flexibilização no escalonamento dos recursos humanos e a diminuição de defeitos e acidentes na produção, o que minimiza os tempos e custos da operação. Embora a Hovione tenha em vigor um sistema de formação, verifica-se uma falta de padronização da intensidade formativa, uma desatualização do LMS e uma excessiva utilização de recursos (tempo, cursos, formadores). Para ultrapassar estes problemas, esta dissertação propõe um modelo de boas práticas para a conceção e estabelecimento de uma academia formativa, desenvolvido com base numa revisão bibliográfica e assente nas fases seguintes: 1) identificação de competências; 2) arquitetura de cursos e currículos; 3) construção das matrizes de competências. Ao implementar este modelo, a complexidade do sistema de formação existente na Hovione foi reduzida, tendo sido possível definir um percurso de aprendizagem para qualificar operadores de produção, o que contribuiu para reduzir o tempo necessário para se tornarem aptos a exercer o seu trabalho. Adicionalmente, propuseram-se e validaram-se planos de monitorização e avaliação, que medem respetivamente, o contributo da formação na performance organizacional e da construção do modelo na simplificação do funcionamento do sistema formativo. , en=Aside from being the only resource that cannot be copied because its skills are unique and impossible to replicate, human capital also serves as a facilitator to ensure product quality and conformity. Given the importance of this asset, investing in people's knowledge and skills through training has gained more relevance in organizations. In addition to fostering continuous learning, professional training allows the obtainment of legally imposed qualifications, flexibility in the scheduling of human resources, and the reduction of production defects and accidents, which minimizes the time and costs of the operation. Although Hovione has a training system in place, there is a lack of standardization of the training intensity, an outdated LMS, and an excessive use of resources (time, courses, trainers). To overcome these problems, this dissertation proposes a good practice model for the design and establishment of a training academy, developed by attending to a literature review and relying on the following phases: 1) identification of competencies; 2) course and curriculum architecture; and 3) construction of the competency matrices. By implementing this model, the complexity of the existing training system of Hovione was reduced, and it was possible to define a learning path to qualify production operators, which contributed to reducing the time required by these employees to become capable of performing their work functions. Additionally, monitoring and evaluation plans that respectively measure the contribution of the training to organizational performance and the construction of the model in simplifying the functioning of the training system were proposed and validated. }
{pt=Formação profissional, qualidade, indústria farmacêutica, capital humano, aprendizagem contínua, academia formativa, en=Professional training, quality, pharmaceutical industry, human capital, continuous learning, training academy}

outubro 19, 2022, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Bruna Alexandra Elias Mota

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Marques

Universidade Lusófona/Hovione