Dissertação

{en_GB=Pedagogical Innovation in Engineering Education} {} EVALUATED

{pt=Num ambiente em constante mudança, as faculdades de engenharia lutam para acompanhar e atuar no seu melhor em prol do sucesso dos estudantes, daí que as potencialidades de abordagens inovadoras para a educação de engenheiros devam ser melhor reconhecidas. Esta tese apresenta uma investigação de múltiplos casos de estudo, que combina teorias, conceitos, modelos e descobertas da literatura com provas empíricas recolhidas através de análise documental e de inquéritos sobre a implementação de inovações pedagógicas num contexto real de Ensino em Engenharia. O resultado de uma análise qualitativa e de métodos mistos toma a forma de uma estrutura sistematizada expondo as abordagens, métodos e ferramentas apropriadas para assegurar a melhor experiência de aprendizagem no Ensino em Engenharia, considerando os três principais factores de influência no sucesso dos estudantes - os educadores em engenharia, o ambiente de aprendizagem e os estudantes. Expõe também barreiras à implementação de inovação pedagógica, e como as ultrapassar com abordagens e ferramentas especificamente orientadas para as necessidades do ensino. Um Ensino em Engenharia robusto e actualizado deve gerir recursos e capacidades de forma eficiente, progedir de forma estável, bem definida e facilmente aceitável, com um ensino centrado no estudante e combinando abordagens tais como aprendizagem activa e colaborativa, técnicas sala de aula invertida, novas técnicas e recursos tecnológicos, formação de educadores em pedagogia, e uma revisão e repensar constante do currículo alinhado com as necessidades e expectativas dos estudantes e da sociedade. Espera-se que este trabalho apoie tanto profissionais, como académicos e decisores a nível universitário., en=In a constantly changing environment, engineering universities struggle to keep up and perform at their best intended for students’ success, hence, the potentialities of innovative approaches to engineer education need to be better acknowledged. This thesis presents a multi case study research, which combines theories, concepts, models, and findings from the literature with empirical evidence collected through documental analysis and survey research on the implementation of pedagogical innovations in a real context of Engineering Education. The result of a qualitative and mixed methods analysis takes the form of a systematized framework informing the most appropriate approaches, methods, and tools to ensure the best learning experience in Engineering Education and organizational practices at the university level considering the three main factors of influence in students’ success – the engineering educators, the learning environment, and students. It exposes constraints to the implementation of pedagogical innovation, and how to overcome them with specifically oriented approaches and tools to education’s requirements. A robust and updated Engineering Education needs to manage its resources and capabilities most efficiently, improving in a stable, well-defined, and in an easily acceptable way, with Student-Centred Learning combining approaches such as active learning, collaborative learning, flipped classroom techniques, new technological techniques and resources, a well-designed training of educators in pedagogy, and a constant review and rethinking of the curriculum aligned with students and society’s needs and expectations. This work is expected to support practitioners as well as academics and decision-makers at the university level.}
{pt=Inovação Pedagógica, Modelos de Educação em Engenharia, Análise de Métodos Mistos, Estudo de Casos Múltiplos, Análise Qualitativa, Análise Documental., en=Pedagogical Innovation, Engineering Education Models, Mixed Methods Analysis, Multi Case Study Research, Qualitative Analysis, Documental Analysis.}

dezembro 7, 2021, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia Rosado Pinto

UNL

ORIENTADOR

António Miguel Areias Dias Amaral

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar