Dissertação

{en_GB=Staff rescheduling with minimum disruption at Emergency Medical Services} {} EVALUATED

{pt=Os EMS desempenham um papel crítico nos cuidados pré-hospitalares e sua capacidade de resposta afeta diretamente o resultado médico dos pacientes em casos de emergência. Dado o aumento dos pedidos e os escassos recursos que os sistemas de EMS têm à sua disposição, existe a necessidade de atuar com a máxima eficiência. Assim, com intuito de descobrir áreas por melhorar, os problemas de planeamento dos EMS foram estudados e verificou-se que o reescalonamento, processo de reconstrução do horário após uma disrupção, seria uma área de interesse para desenvolver uma análise aprofundada. Uma vez que o INEM ainda executa esta complexa tarefa manualmente e, sendo uma atividade quase diária, existe a oportunidade de melhorar a sua eficiência através do desenvolvimento de métodos mais sofisticados capazes de gerar informações relevantes para os decisores. Por conseguinte, foi desenvolvido um modelo matemático para ajudar os sistemas EMS a resolver este problema, que pretende fornecer soluções precisas em pouco tempo, para responder diariamente. Para comprovar a sua eficácia, o modelo foi testado para diferentes cenários do INEM, incluindo os casos mais extremos de absentismo no sector do EMS, tendo encontrado soluções ótimas sempre em menos de 11 minutos. Adicionalmente, foi também possível comparar a resposta usando um calendário cíclico e um não cíclico. Os resultados evidenciam que, neste caso, o não cíclico supera o cíclico devido à sua flexibilidade para se adaptar a contextos diferentes. Por conseguinte, como o INEM atualmente constrói um calendário inicial cíclico, poderia ser benéfico considerar uma mudança para não cíclico., en=Emergency Medical Services (EMS) play a critical role in pre-hospital care and directly affect the medical outcome of emergency patients. Given the increase of emergency requests and the restricted resources that EMS systems have at their disposal, there is an urgency to operate at the highest efficiency. In order to find fields to improve, planning problems at EMS were studied and it was found that rescheduling, which is the process of finding a new feasible schedule after a disruption, constitutes an interesting area to develop further analysis. Since the Portuguese Emergency Medical Institute – INEM – still performs this complex task manually and, being an almost daily activity, there is the opportunity to improve its efficiency by developing more sophisticated methods capable of providing strong insights to decision-makers. Therefore, a mathematical model was developed in order to assist EMS systems on their rescheduling activity, providing accurate solutions in a short amount of time. To assess its effectiveness, the model was tested for different INEM scenarios, including the most extreme absenteeism cases in the EMS sector and delivered optimal solutions always in less than 11 minutes. Additionally, it was also possible to compare the differences between starting the month with a cyclic and a non-cyclic schedule. Results show that the non-cyclic outperforms the cyclic in both under and oversupply situations due to its flexibility to adapt to different contexts. Therefore, as INEM currently builds a cyclic initial schedule, it could be beneficial to consider a shift to non-cyclic.}
{pt=Serviços de Emergência Médica, Reescalonamento de Staff, Otimização, Programação Matemática, Serviços de Saúde, Planeamento de Recursos Humanos, en=Emergency Medical Services, Staff Rescheduling, Optimization, Mathematical Programming, Health Services, Human Resources Planning}

novembro 10, 2021, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Mathieu Van Vyve

UC Louvain

Professor Catedratico Convidado

ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático