Dissertação

{pt_PT=Sustentabilidade, Marketing Estratégico e Comunicação Selecção de Fornecedores} {} EVALUATED

{pt=O termo sustentabilidade é habitualmente utilizado na descrição de acções ou actividades que visam satisfazer as necessidades actuais, sem comprometer as gerações futuras, sendo nos dias de hoje uma das questões centrais no meio empresarial e académico. De forma a garantir um desenvolvimento sustentável, as empresas deverão realizar a integração de três áreas fundamentais: Ambiente, Sociedade e Economia. Devido à crescente preocupação dos stakeholders com questões relacionadas com o meio ambiente e impactos sociais, observa-se um aumento do número de empresas que tem vindo a adoptar estas políticas nas sua estratégia de negócio e nas suas cadeia de abastecimento. Actualmente, observa-se ainda uma crescente aposta em estratégias de marketing direccionadas para iniciativas verdes e sustentabilidade corporativa. Com a elaboração desta dissertação, pretende-se verificar junto de empresas que apresentam preocupações com a temática da sustentabilidade corporativa, qual o seu relacionamento com os seus fornecedores e quais os critérios que possuem um maior impacto durante o seu processo de selecção. Os resultados obtidos sugerem que a maioria das empresas inquiridas apresenta uma elevada preocupação com a adopção de políticas de carácter ambiental e social na sua estratégia de negócio, apostando no relacionamento a longo prazo e desenvolvimento de parcerias fortes junto dos seus fornecedores, demonstrando ainda a intenção de estender a sustentabilidade às suas cadeias de abastecimento. Contudo, quando questionadas relativamente aos critérios de selecção de fornecedores, estas continuam a atribuir uma maior importância ao preço, qualidade e tempo de entrega, considerando os critérios ambientais e sociais como os menos decisivos., en=Sustainability is one of the central issues in business and academia, being used to describe actions or activities designed to meet current needs, without compromising future generations. In order to ensure a sustainable development, companies must integrate three fundamental areas in their business strategy: Environment, Society and Economy. Thanks to the growing concern of stakeholders about environmental issues and social impacts, there has been a significant increase in the number of companies adopting these policies, not only in their business strategy, but also in their supply chain. In addition, there is an increasing focus on marketing strategies geared towards green initiatives and corporate sustainability. The main goal of this master´s dissertation was to inquire national companies, with concerns about corporate sustainability, about their relationship with their suppliers and assess which criteria have the greatest impact during their selection process. The obtained results suggest that most of the companies are highly concerned about environmental and social policies in their business strategy, investing in long term relationships and development of strong partnerships with their suppliers, extending the sustainability theme to their supply chain. Nevertheless, when asked about suppliers' selection criteria, they attribute priority to price, quality and delivery time, considering the environmental and social criteria as the least decisive.}
{pt=Sustentabilidade, Sustentabilidade Cadeia de Abastecimento, Selecção de Fornecedores, Marketing., en=Sustainability, Supply Chain Sustainability, Supplier Selection, Marketing.}

Dezembro 5, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado