Dissertação

{pt_PT=Otimização de Rotas de Distribuição: O caso da PME Nicolau & Rosa} {} EVALUATED

{pt=Com a globalização da economia e com o aumento significativo da pressão competitiva nos mercados, as empresas foram forçadas a melhorar a eficiência das suas operações, caso quisessem fazer perdurar os seus negócios. Tornou-se, assim, imprescindível analisarem toda a sua cadeia de abastecimento e investigarem alternativas que pudessem levar a reduções de custos e a melhorar o nível de serviço fornecido aos clientes. Com clientes cada vez mais exigentes que necessitam de ter o produto certo, no momento certo e no lugar certo, o transporte tornou-se uma das atividades mais importantes numa cadeia de abastecimento e, devido a essa relevância, a otimização dos transportes tem sido uma das áreas que tem despertado maior interesse. Foi neste contexto que surgiu este trabalho na Nicolau & Rosa, empresa grossista de materiais técnicos para construção civil. Esta dissertação pretende estudar como pode a empresa beneficiar da utilização de um algoritmo que defina as rotas ótimas para a sua operação diária de distribuição, considerando a minimização da distância percorrida pelos seus veículos. Este caso de estudo pode ser modelado como um Multi-Compartment Vehicle Routing Problem (MCVRP) e o modelo matemático que se desenvolveu foi posteriormente implementado no sistema de modelação para programação e otimização matemática GAMS. Os resultados obtidos sugerem que o modelo implementado permite à empresa obter rotas que minimizam as distâncias percorridas, diminuem o número de rotas totais e aumentam a percentagem de ocupação dos veículos. , en=The globalization of the economy and the great increase of competitive pressure on the markets, forced companies to improve the efficiency of their operations in order to keep their business going. Therefore, it has become essential to analyze the whole supply chain and investigate alternatives that could lead to cost reductions as well as to improve the quality of the service provided to the customers. With increasingly demanding customers who need to have the right product at the right time in the right place, transportation has become one of the most important activities in a supply chain. Due to this growing relevance, the optimization of transports has been one of the areas that has aroused greater interest. It was in this context that this work appeared in Nicolau & Rosa, a wholesaler of technical materials for civil construction. So, the aim of this dissertation is to study how the company can benefit using an algorithm that defines its optimized routes for the operation of distribution and that, consequently, minimizes the distance traveled by its vehicles. The mathematical model was based on the Multi-Compartment Vehicle Routing Problem (MCVRP) and was implemented in the mathematical programming and optimization modeling system GAMS. The results for the three developed scenarios suggest that the implementation of the model enables to define routes that not only minimize the distances traveled, but also improve the use of the space available for loading in each compartment, and still reduces the number of necessary routes. }
{pt=Cadeia de Abastecimento, Multi-Compartment Vehicle Routing Problem, Transporte, Vehicle Routing Problem, Otimização., en=Multi-compartment Vehicle Routing Problem, Optimization, Supply Chain, Transportation, Vehicle Routing Problem.}

Novembro 27, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar