Dissertação

{pt_PT=Processo de recuperação e revenda de artigos - O caso da IKEA } {} EVALUATED

{pt=A IKEA tem vindo a assumir-se como uma das principais empresas de retalho mobiliário. A multinacional sueca não pára de crescer e de ano para ano é cada vez maior o número de lojas presentes nos mais variados países. Consequentemente, o volume de receitas não parou de crescer, mesmo em momentos críticos, como na crise financeira de 2008. São diversas as razões que estão na origem deste sucesso a nível global, sendo que uma delas constitui o foco do caso de estudo abordado na presente dissertação de mestrado – o processo de Recovery. A obtenção de receitas através deste processo e a minimização de custos associados a artigos que não se encontram em condições de ser vendidos (segundo a terminologia da IKEA denominados como transtipos) levou a que a IKEA se demarcasse da concorrência. Cada loja apresenta uma secção destinada a este processo, onde cada artigo devolvido, interna ou externamente, pode ser reembalado e enviado de novo para stock ou recuperado e vendido a um preço mais acessível na secção das oportunidades (As-Is). Com vista a otimizar os processos na área de Recovery e a melhorar a capacidade de tomada de decisão por parte dos colaboradores, desenvolveu-se uma ferramenta de apoio à decisão que visa dar auxílio na priorização de duas das principais operações realizadas nesta área: a reparação e o reembalamento. Após implementação da mesma, torna-se possível saber que artigos, consoante os diferentes critérios de escolha a ter em conta, devem ter prioridade., en=IKEA has been taking over as one of the leading furniture retailing companies. The Swedish multinational continues growing and every year increases the number of stores present in the most varied countries. Consequently, the volume of revenues didn’t stop growing, even at critical moments, as during the financial crisis of 2008. The reasons that lead to this success at global level are varied, but one of them corresponds precisely to the one that will be the focus of the case studied in this master thesis – the Recovery process. Obtaining revenue through this process and minimizing the costs associated with items that are not in conditions to be sold (known as transfer type according with IKEA terminology) has led IKEA to differentiate from the competition. Each store has a section dedicated to this process, where each item returned, internally or externally, can be repacked and sent back to stock or recovered and sold at a more affordable price in the As-Is section. In order to optimize the processes in the Recovery area and improve the decision making capacity of the employees, a decision support tool was developed to assist in the prioritization of two of the main operations carried out in this area: repair and repackaging. After its implementation it is possible to know which articles should have priority according to the different selection criterion to take into account.}
{pt=Recovery, Recovery Index, Logística Inversa, Reparação, Reembalamento, en=Recovery, Recovery Index, Reverse Logistics, Repair, Repack}

Outubro 31, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado