Dissertação
{pt_PT=Aplicação de metodologias Lean na melhoria de processos de montagem - O caso da BENTELER Automotive Palmela} {} EVALUATED
{pt=A par das novas tendências industriais, o sector automóvel em Portugal, seja de componentes ou veículos, encontra-se num processo de industrialização de acordo com os princípios divulgados pela “Indústria 4.0”. Neste âmbito e em paralelo com as necessidades da BENTELER Automotive-Palmela, empresa do sector automóvel fornecedora da Volkswagen Autoeuropa, é desenvolvida a presente dissertação com o objetivo de identificação de ineficiências da linha de montagem do eixo dianteiro com a premissa de otimização do fluxo de materiais através da separação das tarefas de valor acrescentado das restantes tarefas. O desenvolvimento do projeto serve também de ponte para a chegada do novo modelo Volkswagen 276 (T-Roc) cuja cadência produtiva e novas referências de componentes prevê-se exigente e por isso necessária reorganização de layouts. Enquadrado com a problemática é sugerida no projeto a implementação e utilização de ferramentas lean para a deteção de ineficiências assim como metodologia Total Flow Management (TFM) para a separação de operações produtivo de operações logísticas alcançando um fluxo contínuo de materiais e o aumento da eficiência de tarefas de valor acrescentado. O paradigma da mudança, a gestão pessoal dos funcionários, foram fundamentais para o sucesso das implementações no chão de fábrica. De facto, a metodologia de investigação adotada verificou ser eficaz, facilitando a implementação das melhorias e desenvolvimento das competências da equipa. Os resultados obtidos demonstram a eficácia das soluções desenvolvidas e abrem portas para futuras melhorias no chão de fábrica. , en=Alongside the new industrial trends, the automotive sector in Portugal, whether of components or vehicles, is in a process of industrialization in accordance with the principles published by "Industry 4.0". In this context and in parallel with the needs of Benteler Automotive-Palmela, a company in the automotive sector that supplies Volkswagen Autoeuropa, the present project is developed with the objective of identifying inefficiencies of the front axle assembly line with the premise of optimizing the flow of Materials by separating the added value tasks from the remaining tasks. The development of the project also serves as a bridge to the arrival of the new model Volkswagen 276 (T-Roc) whose production rate is expected to be demanding and therefore necessary reorganization of the factory floor. In line with the problem, it is suggested the implementation and use of lean tools for the detection of inefficiencies, as well as Total Flow Management (TFM) methodology for separating productive operations from logistics operations allowing to achieve a continuous flow of materials and increasing the efficiency of tasks. The paradigm of change, the personal management of employees, were central to the success of implementations in gemba. Also the approach research adopted verified to be very valuable allowing a faster implementation and development of both researcher and team competencies. The results gathered, shows the effectiveness of the solutions developed and opens new doors for future improvements on shop floor. }
novembro 30, 2017, 14:30
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar