Dissertação

{pt_PT=Planeamento da Implementação de um Laboratório de Ensino Superior – Operations and Logistics Lab} {} EVALUATED

{pt=A educação de alunos do Ensino Superior na área da engenharia tem recebido uma atenção crescente nos últimos anos. As Escolas querem tornar-se numa referência em termos de métodos e ambientes de aprendizagem, com consequentes bons níveis de aproveitamento. Mas não é só a nível da educação que as Escolas querem ser reconhecidas. Existe igualmente a preocupação de as mesmas reforçarem o seu contributo na investigação e fortalecer a sua visibilidade, causando um maior impacto ao nível da sociedade. É neste contexto que surge o projeto do Operations and Logistics Lab, um laboratório de Ensino Superior inserido nas áreas da Logística e Operações. O mesmo pretende enriquecer não só o grupo que o propõe e coordenará, como também o IST em geral, contribuindo assim para os seus três pilares fundamentais: Ensino, Investigação e Sociedade. Esta dissertação propõe o planeamento do laboratório, até à sua fase de lançamento. Para isso, e através da pesquisa de laboratórios existentes, foi desenvolvido um benchmarking por forma a serem encontradas boas práticas aplicadas nos mesmos. Focando no pilar do ensino, foi desenvolvido um plano de atividades a ser implementado, que resultou na definição dessas atividades. Um layout para cada uma delas foi igualmente desenvolvido, de acordo com os requisitos necessários. Para finalizar o planeamento do laboratório foi ainda necessário desenvolver um cronograma que inclui o planeamento dos próximos passos a serem seguidos e que prevê que o laboratório seja implementado num período de 9 meses., en=The students’ education in Higher Education, in the engineering area, has received a growing attention in the last years. Each school ambition is to be a reference in terms of learning methods and environment, resulting in good levels of exploitation. But the level of education is not the only one where schools want to be recognized. The concern of reinforcing their contribution in research and strengthen their visibility, causing a higher impact on the society level, is also existing. Is in this context that the Operations and Logistics Lab project arises. A higher education laboratory, inserted in the areas of Logistics and Operations. This lab pretends to enrich not only the proposing group and future coordinators, as also the IST in general, contributing for their own fundamental pillars: Education, Research and Society. This dissertation proposes the planning development of the laboratory, until their launch phase. For that, through research of already existing laboratories, was developed a benchmarking to be found applied good practices. Focusing in the education pillar, was developed an activity plan to be implemented, which has resulted in the definition of that activities. A layout for which one was also developed, according to the required needs. To finish the laboratory planning was also needed to develop a timeline, which includes the planning of the next steps to be followed and which forecast the laboratory implementation in a 9 months’ period.}
{pt=Melhores Práticas Educacionais, Ensino da Engenharia, Aprendizagem Ativa, Laboratórios de Engenharia, en=Best Educational Practices, Learning Engineering, Active Learning, Engineering Laboratories}

Outubro 24, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado