Dissertação
{pt_PT=Frugal Innovation: Analysis of the Market} {} EVALUATED
{pt=A inovação frugal surge como uma estratégia de negócio lucrativa que satisfaz a procura de bens essenciais, beneficía as comunidades locais e preserva os ecossistemas. O crescimento do interesse académico na exploração da inovação frugal tornou-se óbvio ao longo da década passada. No entanto, as provas empíricas não são suficientes para conseguir reduzir o espaço entre a teoria e a prática. Na verdade, as empresas não possuem os critérios necessários para explorar uma estratégia no âmbito da inovação frugal já caracterizada por diversos académicos. Assim, existe uma necessidade de desenvolver um framework integrado que caracterize diferentes zonas geográficas de maneira a ajudar as empresas interessadas a encontrar o melhor ajustamento entre a concepção do produto frugal e as características da procura da inovação frugal. A metodologia aplicada nesta dissertação é iniciada com uma revisão da literatura focada nas caracteristícas da inovação frugal. Depois, uma avaliação do conteúdo existente no âmbito de análises de mercado é feita, onde as caracterizações dos ambientes macroeconómico, socio-demográfico e externo surgem como tópicos de discussão. De seguida, é feita a identificação dos aspetos críticos da procura frugal regional que deverão ser tomados em conta no desenvolvimento estratégico da empresa. Finalmente, uma revisão dos atuais desafios e oportunidades de cada região permite validar a framework apresentada. Esta dissertação tem dois objectivos principais: (1) clarificar as características da inovação frugal e (2) desenvolver um framework integrado que permita servir de base para a fomulação de uma estratégia de mercado frugal bem sucedida., en=Frugal innovation comes as a profitable business strategy that satisfies the demand for essential needs, empowers local communities and preserves the natural ecosystem. Indeed, increased academic interest in exploring frugal innovation became obvious in the past decade. However, the empirical evidence is not enough to reduce the gap between theory and practice. Companies do not have the guidelines necessary to explore the frugal strategy that the several scholars have already characterized. Thus, there is a need for a new integrated framework that summarizes and characterizes different geographic regions, with the aim to help interested firms find the best match between their frugal product conception and the frugal innovation regional demand characteristics. The employed methodology starts with a literature review focused on frugal innovation characteristics. Then, an assessment of the market analysis methodologies is conducted where the characterization of the macroeconomic, socio-demographic and external environments arises as the main topics of discussion. The research findings will then allow the identification of critical regional market demand aspects that must be considered for frugal strategy development. Finally, an overview of the current challenges and opportunities regarding different world regions will complete the frugal innovation market analysis and validate the framework presented. This dissertation has two goals: (1) clarify the characteristics of frugal innovation, its drivers and barriers in the global market and (2) develop an integrated framework in order to serve as basis for the development of a successful frugal market strategy. }
novembro 21, 2017, 9:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar