Dissertação

{pt_PT=Análise à implementação de um Modelo de Gestão Operacional - O Caso de Estudo de um Centro de Distribuição em Outsourcing Logístico} {} EVALUATED

{pt=A globalização levou a aumento considerável das atividades logísticas. Assim, as oportunidades de negócio para operadores logísticos aumentaram, fruto da sua capacidade de acompanhar a tecnologia e de conseguir economias de escala. A empresa A é um operador logístico subsidiário da multinacional B, sendo esta empresa um dos líderes mundiais na logística. Nesse contexto, a multinacional desenvolveu um modelo de gestão operacional com base no Lean, pretendo que o modelo seja implementado nos seus centros de distribuição (CD). Os objetivos desta dissertação consistiram na análise a uma primeira tentativa de implementação do modelo num CD em Portugal, na realização de uma revisão de literatura, na elaboração de uma estratégia de implementação do modelo, bem como na estimativa do seu impacto, além do início da aplicação de ferramentas Lean para diagnóstico a oportunidades de melhoria, desenvolvendo-se soluções e estimando-se o seu impacto. Em relação a impacto estimou-se uma redução de 54% no número de operadores com o modelo. Com uma das soluções, estimou-se uma redução de 50% no tempo de movimentação dos pickers, o que representaria um ganho de 27,5% de tempo disponível para picking. Quanto a outra solução, num novo layout, o conjunto de 5 corredores seguidos com maior percentagem de caixas de picking representaria 49,1%, enquanto que no layout antigo a melhor combinação representa 37%. Com a definição de um novo layout, estimou-se um aumento de 9% na taxa de ocupação de localizações, além de uma redução de 18% da área total de rack no CD em causa. , en=Globalization has led to a considerable increase in logistics activities. As consequence, business opportunities for logistics operators have increased because of their ability to monitor technology and achieve economies of scale. Company A is a subsidiary of multinational B, one of the world’s leaders in logistics. In this context, multinational B developed an operations management model related to Lean, to be implemented in their distribution centers (DC). The objectives of this dissertation consisted in the analysis of a first attempt to implement the model in a DC in Portugal, in the elaboration of a literature review and of a strategy for implementation of the model. Besides, another objectives were the estimation of the model impact, the beginning of the application of Lean tools to diagnose opportunities for improvement, developing solutions and estimating their impact. In the end, it was estimated a reduction of 54% in the number of operators with the implementation of the model. According to one of the solutions, it was estimated a reduction of 50% in the time of movement for pickers, which would represent an increase of 27.5% of time available for picking. With another solution, a new layout product slotting, the set of five aisles with higher percentage of picking cases would represent 49.1%, while in the old layout the best combination represents 37%. With the new product slotting, it was estimated a 9% increase in the occupancy rate of locations, as well as a reduction of 18% of the total rack area. }
{pt=modelos de gestão operacional, outsourcing logístico, centros de distribuição, Lean, análise ABC Multicritério, disposição de artigos, en=Operations Management Models, Logistics Outsourcing, Distribution Center, Lean, Multicriteria ABC analysis, Product Slotting}

Novembro 6, 2017, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Miguel Nogueira Peças

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar